segunda-feira, 27 de junho de 2016

Obama recebe poderoso príncipe saudita

 

 

O presidente Barack Obama recebeu nesta sexta-feira o jovem príncipe saudita Mohammed bin Salman na Casa Branca, destacando a meteórica ascensão e sua crescente influência no fortalecimento das deterioradas relações entre seus países.
O príncipe de 30 anos, segundo na linha de sucessão e que se transformou em líder da reforma econômica e da dinâmica política externa da Arábia Saudita, entrou na Ala Oeste da Casa Branca acompanhado por um grupo de assessores.
Mohammed bin Salman é filho do rei saudita e ministro da Defesa, e se reuniu com as mais altas personalidades de Washington durante sua semana de estadia na cidade.
"Teoricamente é o número três na hierarquia, mas na verdade é o número um", disse Simon Henderson do Washington Institute, um centro de análise no Oriente Médio.
Os Estados Unidos apoiam a monarquia sunita saudita em sua intervenção militar desde março de 2015 contra os xiitas houthis do Iêmen, especialmente com apoio logístico e equipamento de defesa.
Nesses últimos meses a diplomacia americano expressou várias vezes sua preocupação com o número de vítimas civis pelos bombardeios da coalizão liderada por Riad no Iêmen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário