quinta-feira, 27 de outubro de 2011

DAVID CAMERON PREOCUPADO EM MODERNIZAR A MONARQUIA

A coligação liderada pelo primeiro-ministro David Cameron não está apenas preocupada com a crise, está preocupada com a modernização da monarquia. Insituição respeitável, pois claro, mas também cristalizada.

Para começar a transformá-la, Cameron decidiu escrever aos seus 16 colegas da Commonwealth que têm como chefe de Estado a rainha de Inglaterra propondo duas alterações fundamentais: que em primeiro lugar na linha de sucessão venha o descendente mais velho, independentemente de ser ou não um varão, e que se acabe de uma vez por todas com o veto aos cônjuges católicos.

Há anos que o Governo britânico tenta esta mudança constitucional, lembrava ontem o espanhol El País. Lord Dubs fez uma proposta em 2005, mas o Governo do trabalhista Tony Blair rejeitou-a por ser demasiado complexa e porque não havia pressa nenhuma, já que os filhos do príncipe Carlos eram ainda muito jovens.

O seu sucessor, Gordon Brown, resgatou-a três anos mais tarde, mas sem sucesso. Mas, agora, tudo mudou com o casamento de William e Kate. O número dois da coligação liderada por Cameron, Nick Clegg, quer acelerar o projecto de alteração, não vá o casal ter primeiro uma filha do que um filho.

Num cenário de grandes desafios económicos, Cameron está longe de considerar a alteração constitucional prioritária, mas teve de aceitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário