sábado, 26 de novembro de 2016

Mais de 80% dos residentes no Luxemburgo satisfeitos por pertencer à UE

 

Uma sondagem do Parlamento Europeu revela que 81% dos residentes no Luxemburgo estão satisfeitos por pertencer à União Europeia (UE) e enaltecem a integração no bloco comunitário, uma percentagem acima da média europeia que ronda os 53%.
De acordo com o documento, o Grão-Ducado lidera a lista dos Estados-membros que mais valorizam a UE, numa altura em que o euroceticismo ganha cada vez mais terreno à boleia do referendo que ditou a saída do Reino Unido do bloco comunitário.
A sondagem revela igualmente que 85% dos residentes consideram que o Luxemburgo tira “grandes vantagens” da pertença à UE, sobretudo em matéria de crescimento económico.
Em relação ao futuro, a maior parte da população destaca a necessidade de reforçar a luta contra a pobreza e a exclusão social. O combate ao terrorismo aparece em segundo lugar, na sua lista de preocupações.
Ainda que favoráveis à manutenção da União Europeia, mais de metade dos sondados declaram-se preocupados com o futuro do bloco e estimam que “as coisas estão no mau caminho”.
A esmagadora maioria dos residentes do Luxemburgo é favorável à realização de eleições em todos os Estados-membros para eleger um Presidente da UE, considerando que essa medida reforçaria o sentimento europeu.
A sondagem do Parlamento Europeu foi realizada entre 24 de setembro e 3 de outubro, abrangendo cerca de 28.000 pessoas nos 28 Estados-membros. No Luxemburgo foram sondados 503 cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário