O Instituto de Oncologia e Radiologia da Sérvia recebeu hoje um sequenciador valiosa de última geração, que até agora nenhuma instituição de saúde em nosso país teve. É um aparelho que possui a capacidade para testar os genes do cancro. Para adquirir esta máquina a Fundação de Sua Alteza Real Princesa Katherine alocou US $ 60,000, Astra Zeneka US $ 30.000 e Fundação Hemofarm $ 25,000 dólares. Este sequenciador permite a análise simultânea de múltiplos genes e várias amostras de pacientes, o que permite o teste eficiente de predisposição hereditária para cancro da mama e cancro do ovário e significativamente reduz o tempo de análise.
A entrega deste equipamento importante e valioso para o Instituto de Oncologia e Radiologia, feita oficialmente por Sua Alteza Real Princesa Katherine, contou com a presença da Sra Katarina Conrad, Ms. Biljana Latinovic, diretor do Crown Princess Katherine Foundation, diretor Sra Biljana Naumovic diretor da Astra Zeneca Sra Suzana Djordjevic da Fundação Hemofarm e Professor Radan Džodić, diretor do Instituto de Oncologia e Radiologia da Sérvia, que aceitou oficialmente a máquina em nome do Instituto.
Professor Radan Džodić salientou que o Ministério da Saúde tomou medidas abrangentes para melhorar a parte técnica das instituições de saúde na Sérvia, e doação de hoje é muito útil. Além disso, professor Džodić disse: "Este é um grande dia para a medicina sérvio, especialmente para a oncologia, porque a Fundação do Crown Princess Katherine, com a assistência de Astra Zeneca e Fundação Hemofarm, conseguiu doar para o Instituto de Oncologia e Radiologia da Sérvia a máquina para o câncer de testes ".
Sua Alteza Real a Princesa Katherine disse: "Estou muito orgulhoso hoje que somos capazes de doar uma máquina desse tipo. Espero que muitas mulheres vão ser examinadas usando esta máquina e que muitas vidas serão salvas.Nós vamos ter a certeza de fornecer o máximo de material necessário para os check-ups e, assim, permitir que esta máquina, que é único na Sérvia, para trabalhar e durar mais tempo. A cooperação entre a Fundação Hemofarm e Astra Zeneca com minha fundação humanitária em Belgrado e Lifeline New York organização humanitária cujo patrono eu sou, é um exemplo de unidade e de boas práticas que devem ser seguidas por todas as organizações humanitárias para ajudar rapidamente e eficientemente a melhoria do nosso sistema de saúde de modo a que todos os cidadãos da Sérvia tem uma chance para o tratamento mais eficiente e melhor "- disse Crown Princess Katherine.
A Fundação de Sua Alteza Real Princesa Katherine também forneceu treinamento para dois médicos na Alemanha, com o professor Reiss de Tubingen Clinic, para trabalhar com esta máquina, de modo que ele está funcionando será mais fácil.
Diretor Ms. Suzana Djordjevic da Fundação Hemofarm disse: "Agradeço aos parceiros que iniciaram e participaram desta doação. Estou certo de que esta máquina vai ajudar um grande número de pacientes, para alguns como um alívio, sabendo que eles não carregam a carga genética, e para alguns como um aviso para fazer de tudo para prevenir a doença. Queremos diminuir as estatísticas infames de incidência de câncer, especialmente em mulheres, eo primeiro passo é apenas aumentar a consciência da prevenção, através de exames acessíveis e cuidados médicos adequados ".
Diretor Ms. Biljana Naumovic da Astra Zeneca, disse: "É uma grande honra e prazer fazer parte de tão grande começo, porque o Instituto é graças a esta máquina começando a luta contra o câncer. Eu acho que esta máquina é um passo em frente em direcção ao sucesso do tratamento de mulheres na Sérvia, porque vai permitir testes em tempo hábil ".
O Instituto de Oncologia e Radiologia da Sérvia (IORS) é o maior centro de tratamento e pesquisa do câncer na Sérvia, com cerca de seis mil pacientes com câncer recém diagnosticados anualmente. O Instituto tem atualmente todas as modalidades diagnósticas e terapêuticas para o câncer de mama. Em um ano, o câncer de mama é diagnosticado em cerca de 4.600 mulheres, das quais cerca de 1.200 são detectados no Instituto de Oncologia e Radiologia da Sérvia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário