Fabricante de armas alemão Krauss-Maffei Wegmann (KMW) quer exportar mais de 70 tanques Leopard para Omã, a revista Der Spiegel informou na quinta-feira.
Exportações de armas da Alemanha têm estado sob escrutínio por causa das somas crescentes envolvidos e porque quantidades crescentes foram indo para países fora da União Europeia e da NATO, incluindo a regiões propensas à instabilidade como o Oriente Médio.
Der Spiegel disse Oman tinha convidado KMW e um concorrente turco a apresentar uma proposta para um contrato, que poderia ter um pedido no valor de mais de mil milhões de € 2 ($ 2140000000), disseram analistas.
Der Spiegel disse que o Conselho de Segurança Federal, o organismo alemão que monitora a exportação de material de guerra, tinha dado KMW uma licença de exportação temporária para um tanque Leopard para um teste em Omã.
Ele disse, no entanto, que isso não constitui uma aprovação preliminar para as exportações de todos os tanques, disse a revista.
Ninguém na KMW estava imediatamente disponível para comentar o assunto.
No ano passado, o ministro da Economia Sigmar Gabriel prometeu ser muito mais cautelosos em licenciar as exportações de armas em um momento em que a Alemanha está tentando ajudar a reduzir as tensões no Oriente Médio.
Apesar dessa promessa, o governo alemão aprovou significativamente mais exportações de armas no primeiro semestre deste ano.
Alemanha aprovou recentemente a exportação de lançadores de granadas, fuzis e sub-metralhadoras no valor de mais de € 3 milhões para Omã, que é visto como um país relativamente estável no Oriente Médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário