terça-feira, 27 de setembro de 2011

REINO DO LESOTHOFOI LOCAL DA REUNIAO DE MINISTROS RESPONSAVEIS SOBRE A AGUAS DO SADC

O primeiro-ministro interino do Lesotho, Lesao Lehohla, disse hoje, em Maseru, capital do Reino do Lesotho, que mais de 25 porcento dos duzentos milhões de habitantes do continente africano carece de água para as suas necessidades, o que revela quão é importante uma gestão deste recurso natural.



Lesao Lehohla fez esta afirmação quando discursava na sessão oficial de abertura da reunião de ministros da SADC responsáveis pelas Águas, que decoorre hoje nesta cidade, sob presidencia da ministra angolana do sector, Emanuela Vieira Lopes.



Segundo o primeiro-ministro interino, África tem 65 fronteiras hídricas, com 95 porcento de águas superficais, porém, ainda assim, um
grande número dos seus habitantes vive dificuldades de água.



Apesar de ser detentora de três grandes lagos, com forte influência no conjunto hidrografico, como são os casos dos Lagos "Vitória" (o maior de todos), "Niassa e "Tanganica", a situação da água no continente deve merecer a acção de todos.



Lembrou que, que dados do Banco Mundial apontam que até 2050 a população africana deverá crescer para cerca de 500 milhões de
habitantes, o que demonstra a necessidade de séria e cada vez mais participativa na gestão partilhada da água.



Defendeu que a água deve ser considerada um recurso económico, cujo uso eficaz constitui "uma justiça às gerações vindouras e à vida ambiental".



Numa intervenção intercalada com exemplos e citações em idioma local, Lesao Lehohla, apelou para que as deliberações deste conclave levem à sustentabilidade da biodiversidade regional.



"Felicito, por isso, em nome do governo do Lesotho, do povo e em meu próprio, todos os delgados presentes à esta cimeira que o reino das montanhas, como se diz, tem o prazer de acolher"; concluiu o chefe de governo em exercício, ironizando que "só os grandes homens, os homens fortes têm coragem de ir às montanhas".



Antes da intervenção oficial de abertura, os ministros e respectivas delegações foram agraciados com momentos culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário