quarta-feira, 5 de setembro de 2012

NOVA ONDA DE IMOLAÇÕES NO TIBETH

Dois adolescentes morrem após autoimolação no Tibete

Dois adolescentes tibetanos morreram após colocarem fogo nos próprios corpos, do lado de fora de um monastério, em protestos contra a China.

A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo grupo Free Tibet, que tem sede em Londres.

As mortes elevam o total de autoimolações para 51 desde 2009, segundo a entidade.

De acordo com o grupo, os monges Lobsang Kalsang, 18, e Damchoek, 17, atearam fogo em si próprios na segunda-feira, em frente ao monastério Kirti, no condado de Aba, localizado na província chinesa de Sichuan. Eles morreram mais tarde no mesmo dia, após serem socorridos e hospitalizados.

Citando testemunhas, a rádio Free Radio Asia informou que os dois adolescentes gritaram slogans contra a presença ostensiva da polícia chinesa no Tibete.

A polícia do condado declarou não ter informações sobre as autoimolações, que raramente são divulgadas pela mídia estatal chinesa. Há registros de ao menos 27 autoimolações em Aba, segundo sondagem recente da entidade International Campaign for Tibet.

Simpatizantes dizem que as autoimolações acontecem em protesto contra a mão de ferro de Pequim no Tibete. Os manifestantes também pedem o retorno do dalai-lama --em exílio na Índia.

A China culpa o líder espiritual tibetano por incitar rebeliões e mortes, mas o dalai-lama nega as acusações. Ele nunca apoiou publicamente as autoimolações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário