sábado, 15 de dezembro de 2012

Princesa do Japão diz que ela está a fazer esforços para a recuperação


Princesa Masako, que tem vindo a receber tratamento para uma doença induzida pelo estresse por cerca de 10 anos, disse neste domingo, por ocasião do seu aniversário de 49 que ela está a fazer esforços para recuperar com o apoio de médicos e do público.

"Como o tratamento durou um longo tempo, eu acho que eu tenho causado tanta preocupação", disse ela em um comunicado divulgado pela Agência da Casa Imperial. "Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar minha profunda gratidão a todas as pessoas no país por seu apoio contínuo quente."
A princesa disse que está satisfeito em ver sua filha de 11 anos de idade, a princesa Aiko, que vem freqüentando a escola por conta própria desde o ano passado, participando ativamente de atividades como jogar basquete e aprender Inglês.
Referindo-se ao terremoto de março de 2011 e tsunami, ela descreveu os desastres como "um evento significativo que mudou a vida cotidiana das pessoas e da forma de pensar."
"Para encontrar a imagem de uma sociedade desejável, é importante avançar por unir as mãos com firmeza, ao exercitar a sabedoria com os outros e partilhar a dor com firmeza."
A equipe médica tratando a princesa também divulgou um comunicado em seu aniversário, dizendo que ela se esgotou, tanto mentalmente e fisicamente no outono de 2011, mas agora está a recuperar gradualmente depois de descansar neste verão.
Kyoji Komachi, grão-mestre da Casa do Príncipe Herdeiro, disse em entrevista coletiva que a princesa é visto por seus médicos quando necessário e ainda está tendo uma pequena quantidade de medicação.
"Eu ouvi falar da equipe médica que ela tem vindo a recuperar, se visto a partir de uma perspectiva de longo prazo", disse Komachi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário