terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tumultos em Marrocos pelo alto orçamento para a família real, dez vezes maior do que o espanhol


A imunidade apreciado pela família real marroquina começa a perder força. A crise econômica em Marrocos e no aumento constante na linha para a coroa que provocou uma onda de protestos e manifestações contra o alto orçamento disponível para a família de Mohamed VI.

Nas últimas semanas, o povo marroquino já atuou em numerosos movimentos na rua em protesto contra o alto custo da família e para combater o aumento no orçamento.
Atualmente recebe 2.500 milhões de dirhams por ano, o equivalente a 234 milhões de euros, que o coloca entre os mais caros nas monarquias mundiais. É 10 vezes mais caro do que o espanhol e os quatro britânico.
Este valor paga os salários do rei, seus conselheiros e membros da família real, a manutenção do Palácio Real de Rabat, a aquisição de vários equipamentos etc
O descontentamento cresceu para descobrir que esse número não é determinado, ou gerenciar, os órgãos representativos da nação, mas outros cuja identidade não está totalmente definido. Na verdade, o governo considerado "tabu" questões relacionadas com a casa real.
A revolta mais importante ocorreu no dia da festa da independência de Marrocos, que este ano comemorou seu aniversário de 57. Desta vez foi uma marcha pacífica, mas finalmente teve que ser dissolvido por um policial que, na ocasião, teve de se defender com violência.
O debate está aberto nas ruas: onde a ignorância reinava antes, agora exigem clareza nas contas "reais" e uma queda significativa em um orçamento que os cidadãos consideram desnecessária na crise em curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário