segunda-feira, 25 de março de 2013

Grão-Duque Henri, grã-duquesa Maria Teresa, o príncipe Félix e Jean-Claude Juncker, todos os presentes no Vaticano

 

  O papa Francis celebrou missa  na Praça de São Pedro, na terça-feira para saudar as multidões de peregrinos antes de uma cerimônia suntuosa em que primeiro pontífice da América Latina receberão os símbolos formais de poder papal.
Vestindo seus papais brancos e de pé no meio de um veículo aberto, coberto, o papa acenou, sorriu e deu o sinal de positivo para a multidão em êxtase na praça ensolarada.
A multidão tinha começado a reunir a partir do início da manhã para uma cerimônia carregada de séculos de idade, rituais e imagens pródigo, que começarão com uma turnê pela primeira vez da famosa praça do Vaticano pelo papa argentino.
"Com o Papa Francisco, a Igreja estará mais perto das pessoas e para o mundo moderno", disse Rodrigo Grajales, um padre de 31 anos de idade colombiano no meio da multidão, onde as pessoas agitavam bandeiras de todo o mundo e banners saudando o papa.
O ex-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, 76, já conquistou corações em Roma, com um estilo surpreendentemente informal que irá contrastar com pompa e cerimônia de terça-feira.
Bergoglio foi a escolha surpresa em um conclave de cardeais para encontrar um sucessor para 85 anos de idade, Bento XVI, que no mês passado trouxe um fim súbito para um papado que tinha sido muitas vezes ofuscada pelo escândalo, dizendo que ele estava velho demais para continuar.
Ele foi o primeiro papa a renunciar desde a Idade Média.
O Francis jovial, disse que escolheu o seu nome papal em honra do santo italiano medieval São Francisco de Assis e pediu uma "Igreja pobre para os pobres", advertindo cardeais do mundo contra perseguindo glórias mundanas.
"Vai Francis! Estaremos com você onde quer que você vá!" ler um sinal realizado por um grupo de freiras brasileiras sobre a Praça de São Pedro.
Irmã Rosa, uma freira idosa italiana, disse que esperava que o papa seria "outro São Francisco sobre a terra para o amor, a bondade, pobreza e humildade".
O filho de um trabalhador ferroviário italiano emigrante de um bairro operário de Buenos Aires tem sido efusivo de uma forma que não é comum no Vaticano, beijando e fazendo peregrinos walkabouts improviso.
Os recém-chegados já apresentaram Francisco com uma dor de cabeça diplomática primeiro na forma de um pedido do compatriota presidente Cristina Kirchner da Argentina para mediar em uma linha com a Grã-Bretanha sobre a soberania das Ilhas Malvinas.
Francisco ainda é assombrado por críticas em casa por não falar contra os excessos do regime militar da Argentina durante a ditadura dos anos 1970 e 1980.
O governo chinês também disse que não vai enviar nenhum representante depois presidente taiwanês, Ma Ying-jeou disse que estava assistindo.
O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, também voou em, driblando uma proibição de viagem da UE sobre abusos dos direitos humanos que não se aplica ao Vaticano.
América Latina será fortemente representada na inauguração do primeiro não-europeu papa em quase 1.300 anos, com os presidentes da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, México e Paraguai todos os presentes.
Líderes de diferentes denominações cristãs também estiveram presentes, incluindo Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla.
Rádio Vaticano disse que era a primeira vez que um patriarca de Constantinopla participou de uma inauguração desde 1054, quando as metades leste e oeste da divisão cristandade.
O Vaticano foi no bloqueio de segurança para o evento, com 3.000 policiais mobilizados, incluindo atiradores de elite nos telhados e especialistas de desativação de bombas.
Três tendas da Cruz Vermelha pode ser visto nas telas quadradas e gigantes foram colocados todos pela Via della Conciliazione - a avenida principal que leva a São Pedro.
Depois de sua turnê de Praça de São Pedro, Francis irá rezar diante do túmulo de São Pedro, que é considerado o primeiro pontífice na tradição católica.
Francisco, então, receber de seus cardeais do pálio - uma tira de pano lambswool que simboliza o papel do Papa como um pastor - e do "Anel de Pescador", um anel de sinete personalizado que representa sua autoridade.
O anel é chamado em honra de São Pedro, um pescador de profissão.
A boa massa deve incluir uma homilia por Francisco, que muitas vezes se desviou de textos preparados com off-the-cuff piadas, anedotas e exortações apaixonados para a renovação espiritual.
Os líderes da Igreja pediram Francis se mover rapidamente para reformar a intriga cheia Cúria Romana, a administração central da Igreja Católica Romana, e seus compromissos nas próximas semanas, será observado de perto.
Francis já indicou que vai pressionar por um mais voltado fé que está mais perto de pessoas comuns e para a justiça social, embora o conservador moderado não deve mudar princípios fundamentais da doutrina católica.
Especialistas do Vaticano dizem que ele também sinalizou que vai buscar uma sociedade mais inclusiva estilo "colegial" da liderança junto com os cardeais e bispos.
A Igreja está sendo contestada em muitos níveis ao redor do mundo - o secularismo crescente no Ocidente, a ascensão do islamismo radical eo escândalo em curso de abusos de crianças por padres que foram silenciadas durante décadas.
Vastas multidões entretanto reunidos do outro lado do Atlântico fora da catedral de Buenos Aires para dançar e cantar como eles assistiram a inauguração.
Alunos de escolas católicas alta gritavam palavras de ordem elogiando Francis, enquanto seminaristas e freiras agitavam bandeiras do Vaticano e sinais de apoio ao novo papa.
"Este Papa tem despertado emoções profundas dentro de mim, não só porque ele é da Argentina, mas por causa de seu calor como uma pessoa", Célia Farias, 33 anos.
"Como católico, renovou minha fé."

Nenhum comentário:

Postar um comentário