quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Elizabeth II e o reinado mais longo da história britânica

 


A rainha Elizabeth II se tornará em 9 de setembro a pessoa a ter ocupado por mais tempo o posto de monarca britânico, superando sua tataravó Vitória, um marco que não contará com qualquer celebração pública.
Em 9 de setembro, a soberana de 89 anos vai superar o recorde da rainha Vitória, que permaneceu no trono por 63 anos e 216 dias, entre 1837 e 1901. 

Seu único compromisso público será a inauguração de uma nova linha férrea na Escócia, uma discrição dentro do padrão de austeridade de seu reinado.

"Acredito que é imensamente respeitada", afirma o historiador e apresentador David Starkey, conhecido especialista na história da monarquia.

"Tem interpretado o papel com uma certa dignidade. Nesta época sentimental, tem se apresentado de uma maneira um pouco à moda antiga", completa.

Em seu 21º aniversário, cinco anos antes de se tornar rainha, após a morte repentina de seu pai, o rei George VI em 1952, prometeu dedicar sua vida ao império britânico em um programa de rádio na Cidade do Cabo. 

"Declaro a todos vocês que toda a minha vida, seja longa ou curta, estará dedicada a vosso serviço e ao serviço de nossa grande família imperial a qual todos pertencemos", prometeu. 

UM VALOR SEGURO EM TEMPOS DE MUDANÇA - Elizabeth II superará o recorde da rainha Vitória às 17H30 (13H30 de Brasília) de 9 de setembro, quando completará 23.226 dias, 16 horas e 30 minutos aproximadamente na função de monarca. 

O momento exato é difícil de determinar porque se ignora a hora correta da morte do rei George VI durante o sono. 

Andrew Gimson, autor de "Gimson's Kings and Queens: Brief Lives of the Monarchs since 1066" ("Reis e Rainhas de Gimson: Breves Vidas dos Monarcas desde 1066"), recorda que se o pai de Elizabeth, um conhecido fumante, não tivesse falecido jovem, aos 56 anos, "agora não estaríamos celebrando nada".

O pai de Elizabeth II foi rei porque seu irmão, tio da rainha, Edward VIII, abdicou do trono em 1936. E viveu até 1972. 

"Ou o rei ou rainha não tem sucesso em uma idade jovem, ou eles têm sucesso jovens, mas também morrem jovens. É incomum ter ambos, sucesso quando jovem e viver por muito tempo", disse Gimson à AFP. 

Ele destaca que o reinado de Elizabeth II "será recordado como um feito impressionante, permanecer de maneira segura no trono ao longo de um período de tremendas mudanças sociais e econômicos".

O recorde de reinado significa que agora há três gerações de futuros monarcas na lista de herdeiros, algo que não acontecia desde a morte de Vitória. 

O filho mais velho da rainha, o príncipe Charles, de 66 anos, é agora mais velho que a idade de aposentadoria britânica. Ele é o herdeiro que passou mais tempo na função na história britânica, pois ostenta a honra desde os três anos.

A ordem de sucessão tem em segundo lugar o filho mais velho de Charles, o príncipe William, neto da rainha, de 33 anos, Em terceiro aparece o filho mais velho de William, bisneto da rainha, o príncipe George, que completou dois anos em julho. 

Elizabeth II "está há tanto tempo no trono que é difícil imaginar o país sem ela", opina Judith Rowbotham, pesquisadora da Universidade de Plymouth.

"Faz parte do quadro do que alguém pensa quando pensa em 'britânico'".

WILLIAM ELOGIA SUA TRANQUILIDADE - Ao escrever o prefácio de uma nova biografia sobre a rainha, de autoria do ex-secretário do Foreign Office Douglas Hurd, o príncipe William afirma que sua avó é um "modelo de uma vida de serviço" a seu cargo.

"O exemplo e a continuidade proporcionada pela rainha não apenas é muito pouco frequente entre os líderes, mas também é uma grande fonte de orgulho e confiança", escreveu. 

"Uma e outra vez, em silêncio e com modéstia, a rainha demonstrou a todos que podemos abraçar com confiança o futuro, sem comprometer as coisas que são importantes".

E no aspecto pessoal, completou, "a bondade da rainha e seu senso de humor, seu inato senso da calma e perspectiva, e seu amor pela família e o lar são atributos que desfrutei em primeira mão". 

Além do Reino Unido, Elizabeth II ocupa o trono de outros 15 reinos, entre eles Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Jamaica, e no passado também foi a monarca da África do Sul, Sri Lanka, Paquistão e Nigéria. 

Apesar de ser a monarca de mais idade no mundo depois da morte, aos 90 anos, do rei saudita Abdullah, em janeiro, ela não é a pessoa que está há mais tempo na função. Esta honra corresponde a Bhumibol Adulyadej da Tailândia, de 87 anos, rei desde 1946.

Nenhum comentário:

Postar um comentário