terça-feira, 9 de abril de 2013

Papa escolhe franciscano para governo da Igreja

 


Naquela que é a sua primeira nomeação para o governo da Igreja Católica, o Papa escolheu um franciscano, o ministro geral da Ordem Franciscana dos Frades Menores, o homem que é considerado o sucessor do fundador, São Francisco de Assis.
O espanhol José Rodriguez Carballo, de 59 anos, é agora o número dois da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, que supervisiona todas as ordens religiosas. A nomeação foi este sábado, anunciou o Vaticano. A congregação é dirigida pelo cardeal brasileiro João Braz de Aviz. Carballo foi ainda promovido à categoria de arcebispo da sede titular de Belcastro.
José Rodriguez Carballo é oriundo de uma família de camponeses galegos que emigraram para a Alemanha.
Numa entrevista, durante sua reeleição como chefe da Ordem dos Frades Menores em 2009, disse ter sido inspirado, quando era jovem, por um monge que era "simples e próximo das pessoas", e acrescentou que "a Europa secular precisa, mais do que nunca, dos valores evangélicos franciscanos".
De recordar que o argentino Jorge Bergoglio escolheu o nome Francisco por causa de São Francisco de Assis. O Papa é um defensor de uma "Igreja pobre para os pobres" e mostra um estilo informal incomum no Vaticano. Contudo, ainda não deu pistas sobre as medidas que tenciona tomar para reformar a Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário