segunda-feira, 8 de abril de 2013

Princesa tailandesa traduz romances chineses

 

 A princesa Maha Chakri Sirindhorn traduziu um romance chinês que Thais pode facilmente apreciar.
"Lendo a literatura não só me traz mais conhecimento, ela também me ajuda a entender as pessoas e cultura melhor", diz a Sua Alteza Real a Princesa Maha Chakri Sirindhorn, um rato de biblioteca dedicada - e um autor em seu próprio direito.
Ela ficou tão fascinado com as vidas de três mulheres chinesas no romance de escritor chinês Chi Li "Sua Cidade", que ela decidiu traduzir em tailandês, com o título "Naree Nakara".
"Eu li um artigo sobre Chi Li em um avião e encontrou seus romances realmente interessante. Procurei mais sobre seu trabalho e decidi que queria traduzir este", explicou a princesa no lançamento de sua edição 159 páginas última quinta-feira em o Hotel Shangri-La.
O vencedor de vários prêmios literários em sua terra natal, cujas obras foram transformadas em filmes, uma ópera e uma série de rádio, Chi Li reflete em sua escrita as mudanças que a vida das chinesas sofreram em meio a reformas do governo e de modernização. O foco principal é o papel das mulheres.
Seus livros foram traduzidos para o Inglês, francês, espanhol, japonês, coreano e vietnamita, mas "sua cidade" é o primeiro a aparecer em tailandês.
É sobre as relações entre três mulheres chinesas de diferentes gerações - mãe-de-lei avó, de meia-idade e viúva jovem, senhora, casada moderna - que vivem em Wuhan, na província de Hubei, onde Chi Li nasceu.
A princesa traduzido "Sua Cidade" no ano passado, o sexto romance chinês ela está adaptada para os leitores tailandeses. Tendo estudado com os professores chineses, ela é fluente em mandarim e bem familiarizado com a literatura chinesa e artes plásticas.
"A história se desenrola em uma rua chamado Han Zheng na cidade de Wuhan", ela disse aos ouvintes no lançamento do livro. "As três senhoras de diferentes gerações e origens gradualmente aprender mais sobre o outro e desenvolver um relacionamento."
Mi Jie é a viúva, e um ex-soldado, uma mulher forte e moderna. Depois que seu marido morre, ela abre uma loja de pequeno engraxate e contrata uma jovem mulher casada, Feng Chun, como sua assistente. Modelo Mi Jie mãe-de-lei e do papel sem nome é um ancião nobre, que é determinado para preservar as formas tradicionais.
Sociedade estritamente hierárquica da China é explorado, junto com os papéis muitas vezes heróicas que as mulheres servem como mães e esposas. Mulheres chinesas tem que ser forte para sobreviver, torna-se claro, e, crucialmente, eles transmitir a sua sabedoria de uma geração para a seguinte.
Além de retratar as rápidas mudanças que o país comunista continua a passar, o autor compartilha a sabedoria clássica através da cozinha de Hubei.
A princesa edição Thai acrescenta leitores valorização do ambiente com 20 e tantos fotografias tiradas em Wuhan, descrevendo pratos populares Hubei, uma cozinha de estilo antigo e na vida turbulenta de ruas estreitas da cidade.
"Depois de ler na novela Chi Li sobre a culinária local, eu tinha que provar!" a princesa riu.
E isso é exatamente o que ela tem a ver no lançamento do livro - onde deliciosos pratos criados por chefs de Hubei foram servidos. Vice-governador de Hubei, Wang Junzheng, e embaixador chinês Guan Mu organizou o evento - e do catering.
Ter se provar a gastronomia da novela, a princesa vai viajar no próximo sábado para a localidade em pessoa.
Ela primeiro visitou a China em 1981 e continua a fazer caminhadas regulares, com base em relações sino-tailandesa e aprender mais sobre a cultura. Todos disseram que ela já fez mais de 30 viagens para a China - mas este promete ser o mais divertido, uma viagem ao mundo literário de Li Chi.
Prateleira de histórias
SAR a Princesa Maha Chakri Sirindhorn traduziu muitos outros livros chineses: "pequena aldeia de Família Bao" por Wang An Yi, "Poema Tang Dinastia Song", de um autor desconhecido, "Butterfly", de Wang Meng ", meak Hern Nam Lai" por Fang Fang, "Seu nome é Xiao Yu" por Ge Ling Yan, "Cupim" por Gunter Eich e "A Luz de Ai Er Ke" por Ba Jin. Todos estão disponíveis em www.NameeBooks.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário