sábado, 15 de junho de 2013

Mrs Bogaletch Gebre - O Rei Baudouin Prêmio Africano de Desenvolvimento

 


Ativista dos direitos das mulheres etíopes estimados, Bogaletch Gebre, ou "Boge", como ela é conhecida por amigos e colegas, foi agraciado com o Prêmio Rei Balduíno Africano de Desenvolvimento 2012-2013 para transformar a vida das mulheres através do desenvolvimento de uma abordagem inovadora para a mudança de mentalidade da comunidade em uma gama de questões culturalmente arraigados. A abordagem da Boge é holística e enfatiza o elo crítico entre os problemas políticos, econômicos e sociais que afetam a vida das mulheres. Como tal, Boge é o recipiente perfeito para o The King Baudouin Prémio Africano de Desenvolvimento, que apoia o trabalho de desenvolvimento pioneiro na África. Ele premia iniciativas que se destacam como o melhor em seu campo, melhorar significativamente a qualidade de vida das populações que servem, e capacitar as comunidades locais.
Boge fundada Kembatti Mentti Gezzimma (KMG) Etiópia com a idéia de que as pessoas não podem "ser desenvolvido", mas só pode desenvolver-se, ao invés de tomar um "one size fits all", os modelos KMG devem ser adaptados ao contexto local. Nesse sentido, Boge organiza conversas da comunidade para enfrentar tabus culturalmente arraigados e desafiar práticas consuetudinárias nocivas, tais como a Mutilação Genital Feminina (MGF) e os raptos de noivas. Com a implementação desta abordagem entre as comunidades na Etiópia, Boge e KMG reduziu a incidência de mutilação genital feminina em dez anos de 100% para menos de 3% de meninas recém-nascidas nas áreas onde atuam.
O sucesso da abordagem da Boge na Etiópia levou a muitas organizações internacionais, replicando o modelo. UNICEF recomendada Boge da KMG e de abordagem para acabar com a mutilação genital feminina ser usado como um modelo para outras nações africanas. PNUD encomendou KMG para coordenar a expansão de seu modelo de intervenção na comunidade relacionada ao HIV / AIDS. O mesmo modelo também foi adotado pelo governo etíope. Baseado no sucesso da abordagem baseada na comunidade da KMG, Oxfam Canadá envolvidos KMG para pilotar seu programa de Desenvolvimento Comunitário Asset Based.
Ela recebeu o prêmio em 22 de maio de 2103, no Palácio Real, em Bruxelas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário