quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

DESTINO ANDORRA

Dezembro é tempo de curtir o sol escaldante na praia, apreciar os longos dias ensolarados à beira da piscina ou a bordo de luxuosos navios. Certo? Nem sempre. É agora também que o hemisfério norte se prepara para a temporada de esqui. Destinos como Estados Unidos, Canadá, França, Áustria e Suíça abrem as portas para receber esquiadores profissionais e amadores em suas paisagens formadas por céu azul e neve branca e fofa.

E quem poderia imaginar que um país minúsculo entre a Espanha e a França poderia se tornar um dos destinos mais promissores para o inverno no lado norte do globo? A pequena Andorra tem o calendário marcado por 180 dias de neve e tem potencial para se tornar o destino queridinho dos brasileiros pela facilidade com que se escuta o nosso idioma no país. Pelo menos por enquanto, não é diagnóstico da presença de turistas brasileiros, mas é porque o português é falado por pelo menos 15% da população. Estima-se que 38% fale catalão, 35% castelhano e 5% francês.

Andorra fica a 208 quilômetros de Barcelona, na Espanha, e a 180 km de Toulouse, na França. Encravado nas montanhas dos Pirineus, é o point ideal para a prática de esportes ao ar livre com suas paisagens de sonhos. Com pouco mais de 84 mil habitantes, Andorra atrai cerca de 10 milhões de visitantes por ano. A neve é de longe a maior atração. Fora das pistas de esqui, o país dos Pirineus ainda oferece programas culturais para lá de convidativos.

Os 468 quilômetros quadrados do Principado ainda abrigam museus, igrejas antigas de arquitetura romana e monumentos históricos construídos em pedra cinza. É possível descobrir os costumes e as tradições de Andorra visitando museus como a Casa Cristo onde é possível conhecer como era uma casa Andorrana no século 19, A Casa Areny-Plandolit único exemplo de casa de família nobre, com edificação que data do século 17. O Museu do Tabaco, instalado na antiga fábrica de tabaco Reig, que encerrou as atividades em 1957, durante a visita, tem um sistema multimídia que guia o visitante pela fábrica, explicando os diferentes processos elaboração dos produtos até a sua comercialização e o Museu do Perfume, totalmente interativo, oferece a oportunidade de mergulhar e explorar o fascinante universo dos aromas.

A proximidade com a Espanha e a França também influencia no cardápio. A partir de produtos locais e receitas tradicionais e internacionais, os restaurantes combinam técnicas e experiências inovadoras para criar uma cozinha de personalidade própria. O turista tem à disposição mais de 400 opções de restaurantes para aguçar todos os sentidos. Entre os pratos, destacam-se o Ensopado de Javali e o Pato com Pêra, típicos da montanha.

Como se não bastasse, Andorra também é um paraíso das compras. Muitos produtos saem mais em conta do que na Espanha ou na França, já que os mesmos encontram-se livres de impostos, com limite de 900 euros por pessoa. Nos mais de 1200 estabelecimentos comerciais pode encontrar uma ampla variedade de produtos dos cinco continentes das renomadas marcas internacionais.

Artigos de moda com as últimas tendências, cosméticos, artigos esportivos, joalherias e produtos de tecnologia são alguns dos itens mais procurados nas lojas que estão concentradas, em sua maioria, mas regiões de Andorra La Vella, Escaldes-Engordany e Pas de La Casa. Outro atrativo do comércio andorrano é o horário, como muitos turistas passam o dia nas estações de esqui, os estabelecimentos comerciais estendem o horário durante a alta temporada até às 22h.

180 dias de neve

Andorra fica ainda mais espetacular quando sua paisagem é coberta por uma generosa camada de neve, que chega aos Pirineus, de novembro até abril. Para a diversão dos esquiadores, três ou quatro nevadas fortes caem todos os anos. A média das mínimas anuais é de -2°C e a das máximas é de 14°C. Ao entardecer é quando há mais precipitações. No inverno ao invés de chuva, há neve.

O clima do Principado é semelhante ao clima temperado dos vizinhos, mas a sua altitude mais elevada traz como consequência mais neve no inverno e clima mais fresco no verão, além de uma porcentagem muito alta de dias ensolarados e clima seco.

Andorra possui duas principais estações de esqui: Vallnord e Grand Valira que oferecem toda a estrutura para quem deseja momentos de tirar o fôlego com quase 300 km de percursos esquiáveis.

Grand Valira, a principal estação de esqui dos Pirineus e a maior da Europa depois dos Alpes, oferece uma estrutura gigante que compreende atrações para todas as idades. São 110 pistas com diferentes níveis de dificuldade, áreas de freestyle, boardercross (deslizar pelos vales sobre uma prancha), circuitos infantis, circuitos de mushing (trenó de cães), teleféricos, base de parapente, além de escolas de esqui e snowboard com 450 instrutores que atendem adultos e crianças e dois bares de gelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário