domingo, 4 de dezembro de 2011

LIVRO SOBRE O REI BHUMIBOL

.
Um novo livro tem levantado o segredo que envolve a monarquia da Tailândia, detalhando investimentos e posse de dezenas de milhares de propriedades de valor superior a US $ 40 bilhões.

O livro publicado com antecedência de 84 º aniversário reverenciado rei Bhumibol Adulyadej na segunda-feira, detalhes de seu trabalho incansável para melhorar a vida dos pobres das zonas rurais da Tailândia desde que acedeu ao trono há 65 anos.

Intitulado Rei Bhumibol Adulyadej: trabalho de uma vida, o livro também revela que uma instituição singular e pouco conhecido, a propriedade da Coroa Bureau, é um dos maiores investidores na Tailândia, controlando ativos avaliados em US $ US6.7 bilhões (US $ A6.6 bilhões).
A agência possui 8.400 hectares, em Banguecoque, principalmente na parte histórica da cidade, no valor de cerca de US $ US33 bilhões em preços de 2010.

Em todo o país o departamento tem 40.000 imóveis para alugar - cerca de 17.000 em Bangkok - que incluem escritórios do governo, comunidades faveladas e prime sites comerciais ocupados por hotéis, prédios de escritórios e centros comerciais, diz o livro.

E fora da capital do departamento possui um total de 33.500 hectares, ele diz.

O livro diz que os bens pertencem à monarquia como instituição que continua a reinar a partir de reinado, não o rei em sua capacidade privada.

Ela também revela que os nascidos nos EUA e Suíça-educado rei Bhumibol, monarca há mais tempo reinante do mundo, tem sido um crítico severo da Tailândia lesa-majestade leis segundo as quais mais de 300 pessoas foram acusadas . Segundo a lei, qualquer pessoa que insulta o rei, rainha, o herdeiro ou regente pode pegar até 15 anos de cadeia, em cada cargo. O livro cita o Rei Bhumibol como dizendo em 2005 que o rei deveria ser alvo de críticas e que as leis danificar a monarquia. Produção do livro foi supervisionado por um conselho consultivo presidido por um antigo primeiro-ministro, Anand Panyarachun, e escritos por jornalistas e acadêmicos com décadas de experiência na Tailândia.

Sr. Anand disse que o livro apresentado todos os aspectos da vida do rei e da monarquia de 750 anos de idade, até mesmo aspectos negativos.

'' Mr Anand said. ''Nós não estamos escondendo a verdade, ou fugir dos debates, mas também não quero que ninguém a mudar sua maneira de pensar,''Sr. Anand disse.

O livro detalha a misteriosa morte em junho de 1946 do irmão do rei Bhumibol, Ananda Mahidol, então monarca oitavo da Tailândia sob a dinastia Chakri, que foi baleado na cabeça enquanto estava deitado em sua cama no interior do Grande Palácio, com uma .45 pistola. A arma tinha sido dado a ele por um espião americano, Alexander MacDonald, que mais tarde fundou o jornal Bangkok Post.

O livro expõe os fatos da morte, mas não faz nenhuma conclusão sobre a causa.

Vários livros anteriores sobre a monarquia ter sido proibida pelas autoridades tailandesas.

Na segunda-feira o rei vai marcar seu aniversário de ciclo de sétimo auspicioso cumprimentando as massas no Grande Palácio e supervisionar uma cerimônia durante a qual 480 guardas reais jurará seu juramento de fidelidade a ele.

O primeiro-ministro Shinawatra Yingluck disse que a saúde do rei, no hospital desde 2009, foi gradualmente melhorando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário