terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Serviço Memorial para Nelson Mandela

 

Sua Alteza Real, o príncipe herdeiro Haakon eo primeiro-ministro Erna Solberg representou a Noruega no serviço memorial para Nelson Rolihlahla Mandela, em Joanesburgo hoje. Cerca de 80 000 pessoas, incluindo dezenas de chefes de Estado e de Governo, reunidos para prestar homenagem a Mandela na cerimônia.
2013/10/12
O serviço memorial foi realizado no estádio de futebol, onde Nelson Mandela fez sua última aparição pública durante a Copa do Mundo da FIFA 2010, momento em que ele foi homenageado com orações, discursos e canções.
Primeiro presidente negro da África do Sul morreu com a idade de 95 a 5 de Dezembro de 2013.

Promovido reconciliação

Presidente Mandela tornou-se um símbolo unificador da liberdade, da igualdade e da luta contra o regime do apartheid na África do Sul.
Após a sua libertação, em 1990, após 27 anos na prisão, Mandela tornou-se o principal defensor de uma política voltada para a paz ea reconciliação. Em 1993, ele foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços em conjunto com o Presidente da África do Sul na época, Frederik Willem de Klerk.

Laços fortes

Em 1994, Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente a ser eleito em eleições plenamente democráticas em que todos os cidadãos da África do Sul poderia participar. Ele fez uma visita de Estado à Noruega em 1999. Há fortes laços entre a Noruega e África do Sul, não menos importante, devido ao apoio da Noruega no Congresso Nacional Africano (ANC) na luta contra o apartheid.
Após o falecimento de Nelson Mandela, Sua Majestade o Rei Harald declarou:
"Tive a sorte de ter encontrado o presidente Mandela várias vezes. Ele serviu como um modelo para mim. Tenho admirado a sua liderança, coragem e sabedoria. Em uma situação caracterizada pela violência e pela vingança, o presidente Mandela conseguiu trazer o melhor em a si mesmo e seus concidadãos. Ele mostrou ao mundo que é possível escolher a reconciliação sobre a vingança, para escolher o que eleva sobre o que destrói. "

Nelson Mandela será enterrado em sua aldeia natal de Qunu no Domingo, 15 de Dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário