quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Sua Majestade o Rei, durante seu discurso na apresentação do Prémio Príncipe das Astúrias 2014

 

 
Sua Majestade o Rei apresentou os prêmios para Frank O. Gehry (Artes), o Programa Fulbright (Cooperação Internacional), Joseph Perez (Ciências Sociais), Avelino Corma Canós, Mark E. Davis e Galen D. Stucky (Investigação Científica e Técnica) John Banville (Lyrics) Maratona de Nova Iorque (Esportes), Caddy Adzuba (Concordia) e Joaquín Salvador Lavado Badger "Quino" (Comunicação e Humanidades).
 
À chegada ao Teatro Campoamor, o rei ea rainha e Sua Majestade a Rainha Sofia foram recebidos pelo prefeito de Oviedo, Agustín Iglesias, e do Presidente da Fundação Príncipe das Astúrias, Matías Rodríguez Inciarte. Após a autenticação no teatro, Reis e Rainha Sofia foram recebidos pelo presidente de Asturias, Javier Fernández; o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Presidência, Soraya Sáenz de Santamaría; Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, José Manuel García-Margallo; Ministro da Educação, Cultura e Esportes, José Ignacio Wert; o ministro do Desenvolvimento, Ana Pastor; presidente do Principado das Astúrias, Pedro José Sanjurjo; o delegado do governo nas Astúrias, Gabino de Lorenzo; Secretário de Estado da Educação, Formação e Universidades, Montserrat Gomendio, e Diretor da Fundação Príncipe das Astúrias Teresa Sanjurgo. Em seguida, Don Felipe e Dona Letizia acordada no teatro Campoamor até o altar e tomou seu lugar na mesa principal, enquanto Sofia foi para o camarote real. Após o canto do Hino Nacional pela tubulação Band "Ciudad de Oviedo", SM o Rei abriu a cerimónia do Prémio Príncipe das Astúrias 2014.
Os vencedores, que fizeram a sua entrada sob os acordes de "Ayres de cornetts & sagbuts" John Adson, tomaram seus lugares à direita do Presidente. Don Felipe deu a palavra ao presidente da Fundação Príncipe das Astúrias, o galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias de Letras, John Banville, quando agraciado com o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica, Avelino Corma, e Elena Ruiz Tuñón, membro do Secretariado da Fundação, que leu a ata de entregar os prémios.
Após a menção de cada prêmio, os vencedores se aproximou da mesa a cabeça e pegou o prêmio de Sua Majestade o Rei, na seguinte ordem:
- Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades 2014 , o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Badger, mundialmente conhecido como Quino. Quino alcançou fama internacional com a criação do universo de Mafalda, uma menina que percebe a complexidade do mundo a partir da simplicidade de olhos infantis. No 50º aniversário de Mafalda, Quino mensagens lúcidos permanecem válidos para a combinação de simplicidade com sabedoria na linha de desenho com a profundidade de seu pensamento. A obra de Quino carrega enorme valor educativo e foi traduzido em várias línguas, o que revela a sua dimensão universal.
- Prémio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional 2014 , o Programa Fulbright é um intercâmbio educacional e cultural projetado para melhorar e fortalecer os laços ea compreensão mútua entre os cidadãos do mundo. Ele pegou o subsecretário de Estado para Assuntos Culturais e Educacionais EUA, Evan Ryan, acompanhado por cinco colegas de várias fontes prêmio. Este programa, criado em 1946 pelo senador norte-americano James William Fulbright, está operando atualmente em mais de 150 países e concedeu mais de 8.000 bolsas anualmente. Na Espanha, o programa começou a operar em 1958 e facilitou o acesso ao ensino superior de excelência em diferentes universidades e disciplinas para um grande número de estudantes para as suas qualificações académicas e profissionais. O júri elogiou o caráter internacional do programa, a sua vontade de melhorar a educação global da nossa juventude, proporcionando acesso a instituições acadêmicas de excelência, e a capacidade de envolver a sociedade civil em cada um dos países em que está implantado .
- Prémio Príncipe das Astúrias das Artes 2014 , o arquiteto americano Frank O. Gehry, a relevância e impacto de suas criações em muitos países, com os quais ele tem definida e conduzida arquitetura no último meio século. Seus prédios são caracterizadas por um jogo virtuoso com formas complexas, através da utilização de materiais inusitados, como o titânio, e inovação tecnológica que teve repercussões em outras artes. Um exemplo dessa arquitetura de caráter aberto, brincalhão, orgânico e qual é o Museu Guggenheim de Bilbao, que além de sua excelência arquitetônica e estética, tem tido um enorme impacto económico, social e urbana em seus arredores.
- Prémio Príncipe das Astúrias de Ciências Sociais 2014 , o historiador francês Joseph Perez, por suas contribuições para a investigação e divulgação da história da Espanha e da América. Joseph Perez especializada no estudo da monarquia, da sociedade e da cultura latino-americano na era moderna. Sua obra trouxe uma revolução na forma de interpretar crítico para compreender a história do Ocidente e da independência dos episódios latinos.
- Prémio Príncipe das Astúrias de Literatura 2014 , o romancista irlandês John Banville, por sua inteligente, profunda, criação ficcional original, como seu alter ego, Benjamin Preto, autor de romances policiais que perturbam e críticas. A prosa de John Banville abre um espaços líricos deslumbrantes através de referências culturais, onde os mitos clássicos são revitalizadas e beleza vão ironia mão. Ao mesmo tempo, mostra uma análise intensa dos seres humanos complexos que nos aprisionam em sua descida para a escuridão da vileza ou fraternidade existencial. Cada criação atrai e encanta pela sua experiência no desenvolvimento do enredo e no domínio dos registos e nuances expressivas, e sua reflexão sobre os segredos do coração humano.
- Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica 2014 , químicos Avelino Corma Canós (Espanha), o engenheiro químico Mark E. Davis (EUA) Galen D. Stucky e (US) físico-químico, por suas contribuições para o desenvolvimento de microporosa e materiais mesoporosos e suas aplicações. Os três pesquisadores fizeram contribuições notáveis ​​para a concepção e métodos de síntese desses materiais, o estudo de suas propriedades e o desenvolvimento de aplicações em diversas áreas. Estes incluem produtos petroquímicos, plásticos biodegradáveis ​​e tratamento de água, a melhoria da qualidade dos alimentos, novos medicamentos revolucionários e materiais médicos, materiais optoeletrônicos, reduzindo emissões de elementos e, em última instância, a uma ampla gama de atividades sociedade.
- Prémio Príncipe das Astúrias de Esportes 2014 , a Maratona de Nova York, um dos maiores eventos esportivos do mundo. Eles escolheram o presidente da Marathon, Mary Wittenberg Award, CEO da Maratona e um dos fundadores do teste, George Hirsch e atletas Tegla Loroupe (Quénia) e Germán Silva (México). Desde o seu nascimento em 1970, quando apenas 127 corredores participaram, tornou-se referência popular, que simboliza melhor convivência entre o desporto amador e profissional com mais de 50 mil participantes em sua última edição. Este epítome do esporte, cidadão colaboração e solidariedade espírito se reflete a cada ano, no primeiro domingo de novembro, em que toda a cidade está espalhada de entusiasmo coletivo para ir a mítica 42 quilômetros e 195 metros.
- Prémio Príncipe das Astúrias da Concórdia 2014 , o jornalista congolês Caddy Adzuba como um símbolo da luta pacífica contra a violência que atinge as mulheres, a pobreza ea discriminação, através de um trabalho ousado e generoso.
Então, Don Felipe deu a palavra sobre os vencedores Joseph Perez e Caddy Adzuba.
Sua Majestade o Rei pronunciou então seu discurso, no qual enfatizou que a consciência social "é o que temos de reforçar a nossa vida comum. É com esse impulso moral coletivo necessário com o qual ele pode e deve fazer da Espanha um país animado, cheio de vida e de pensamento; cheia de idéias que merecem a confiança dos cidadãos;. projetos que envolvem a mente e vontade de todos e conquistar seus corações "
Don Felipe convidados a olhar para a nossa história ", com serenidade, objetividade e sabedoria. Vamos reconhecer suas luzes e sombras, e aprender com todos os não-não repeti-los cometer erros do passado. Porque a taxa de progresso que fizemos com o Dig todo, especialmente nas últimas décadas, nunca chegou à Espanha em tantas áreas. Vamos ser tão orgulhoso de muitos e bons que juntos fizeram ".
Neste sentido, ele ressaltou que os espanhóis não só a história compartilhada. "Nós compartilhamos interesses e valores comuns, temos o mesmo desejo de pertencer à Europa, se a Europa E acima de tudo, compartilhar sentimentos espanhóis são rivais não mais uns com os outros somos protagonistas da mesma maneira e estou convencido .... esse entendimento, consideração, carinho e respeito mútuo são sentimentos enraizados no coração dos espanhóis e compartilhado de norte a sul e de leste a oeste do nosso país. E todos esses sentimentos, nem nunca devemos esquecer, muito a não ser que você perde. Pelo contrário, temos de preservar e cuidar ", disse.
"Vamos estar ciente de que, como qualquer sociedade avançada, devemos enfrentar o nosso futuro com a força que exige um mundo diferente que conhecemos ;. Um mundo que se move em direção a uma maior integração e não a outra é um futuro complexo, sim ;. mas cheio de novas oportunidades Isso é um dos grandes desafios que temos como trabalhos como o de um país bem como sorteio em 19 de junho, cada uma com sua própria personalidade, um projeto integrador, sentida e partilhada por todos. e sempre olhar para frente ", disse Sua Majestade o Rei.
Seguindo a interpretação do Hino das Astúrias, os vencedores deixou o palco ao som de "The Xarreru". Sua Majestade o Rei declarou a cerimônia de entrega do Prémio Príncipe das Astúrias 2014 e chamou a princesa das Astúrias Prêmios 2015.
Suas Majestades o Rei e Sua Majestade a Rainha Sofia, posteriormente, mudou-se para Hotel de la Reconquista, local para uma recepção oferecida pelos reis em honra dos convidados.
A Fundação Príncipe das Astúrias
A Fundação Príncipe das Astúrias foi constituída em 24 de setembro de 1980, em Oviedo, em uma cerimônia presidida por Sua Alteza Real o Príncipe das Astúrias, que estava acompanhado de Suas Majestades. Seus objetivos principais são consolidar os laços entre o Principado eo Príncipe das Astúrias, e contribuir para os poucos valores incentivar e promover científicos, culturais e humanísticos são património universal. Sua Alteza Real o Príncipe de Astúrias detém a presidência de honra, enquanto a vice-presidência de honra é ocupada pelo presidente do Principado das Astúrias.
Sua principal atividade é o prêmio anual do Prémio Príncipe das Astúrias, realizada desde 1981, para distinguir o trabalho científico, técnico, cultural, social e humanística realizadas por indivíduos, grupos ou instituições internacionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário