terça-feira, 2 de novembro de 2010

AS FERIDAS DO 11 DE SETEMBRO

Prince Alwaleed da Arábia Saudita tem disse que é contra a construção de uma mesquita perto lugar dos ataques terroristas de 11 de setembro em Nova York. Em uma entrevista exclusiva com o Arabian Business para ser publicado no domingo, sua Alteza Real também disse que não tinha nenhuma parte no financiamento do projeto controverso.

Em seus primeiros comentários públicos sobre a questão, ele disse: "eu ouvi e vi um monte de notícias sobre mim sendo associado a ele, e isso é tudo errado. Não financiamos esta coisa.

"Eu digo que sou contra colocar Mesquita naquele lugar específico. E eu vou te dizer porquê. Por duas razões: em primeiro lugar, as pessoas por trás da Mesquita tem de respeitar, e adiar, o povo de Nova York e não tentar mexer na ferida, dizendo "precisamos colocar a Mesquita junto ao lugar do 11 de Setembro".

"Ferida ainda está lá. Só porque está curando a ferida não se pode dizer ' Vamos apenas voltar para onde estávamos pre-desastre', "ele disse. "Sou contra colocar a Mesquita lá por respeito para com as pessoas que foram feridas por lá".

Prince Alwaleed acrescentou: "mais importante ainda, Mesquita não está na melhor localização, Mesquita tem que estar em um local digno. Não pode ser o próximo a um bar ou um clube de strip, ou em um bairro que não é realmente bom e refinado. A impressão que tenho é que esta Mesquita apenas está sendo inserido e espremidos por lá. Então pessoalmente sou contra colocar Mesquita sobre lá..."

Eu acredito que os cristãos têm o direito de construir igrejas onde eles querem e os judeus têm o direito de colocar sinagogas onde quiserem e os muçulmanos têm o direito de colocar uma mesquita onde quiserem. Mas você tem que cuidar e respeitar a dignidade dos nova-iorquinos que têm sido pegou mal."

Várias organizações de notícias dos EUA alegaram início deste mês que o Príncipe tinha sido envolvido no financiamento da construção da mesquita.

Na entrevista, o Príncipe argumentou que as feridas dos ataques terroristas podem demorar até 30 anos para curar. Ele disse: "com certeza, as feridas são tão profundas. O que estou dizendo é, tem sido uma década agora, e eu devo avaliar as coisas e vejo uma situação de impasse. Eles não melhorou drasticamente, mas eles não agravar-se. "

"Eu não quero exagerar e dizer as coisas estão caindo aos pedaços, elas não são. A maioria dos governos são pragmáticos, a maioria das pessoas são lógicas. Há bolsões de extremismo em Israel, nos Estados Unidos e no mundo muçulmano. Mas temos de combatê-los, com razão, com lógica e compaixão. Não podemos apenas dizer 'ir para o inferno,' nós não podemos fazer isso. "