domingo, 21 de novembro de 2010

PRESIDENTE DE GAMBIA É REI

O Presidente da Gâmbia uma vez alegou ter desenvolvido uma cura para a AIDS .

Chefes tribais estão em turnê do país para reunir apoio para a coroação do Presidente Yahya Jammeh.

"O Presidente tem trazido desenvolvimento para o país e para que ele merece ser coroado rei da Gâmbia," disse Junkung Camara, chefe da região oeste do Foni Brefet. "Esta é a única maneira que o povo da Gâmbia pode expressar a nossa gratidão a um líder que tem feito muito para o seu país".

Como muitos governantes nesta parte da África, Jammeh, 45, chegou ao poder na sequência de um golpe de Estado. Ele foi eleito Presidente, dois anos mais tarde e atualmente está servindo seu terceiro mandato eleito no país minúsculo cercado por três lados pelo Senegal.

Se ele foi coroado rei, ele poderia dispensar a formalidade das eleições por completo.

Para um governante que gosta de ser chamado de sua excelência o Presidente Sheik professor Alhaji Doctor Yahya Jammeh — identificando-se como um médico, estudioso e idoso, entre outros honoríficas — "Rei" iria servir-lhe bem.

"Ele da construção de imagem," disse Abdoulaye Saine, professor de ciência política na Universidade de Miami em Ohio que especializa-se na política da Gâmbia. "Ele não é um estudioso, ele não é um médico, ele não é um professor. Mas ele cobiça destes títulos".

Saine diz coroação da Jammeh lhe daria um novo título mas não mudaria nada politicamente.

"Jammeh já é rei," Saine disse. "Ele é praticamente dono do país de Gambia. Ele controla a imprensa, a oposição, o clero e os cofres do Estado."

Enquanto África sub-saariana tem apenas um restante monarquia absoluta — na nação sul africana da Suazilândia — outros líderes tentaram da mesma forma a solidificar o seu papel. Idi Amin, o ditador brutal que governou Uganda durante os anos 70, ele próprio intitulado sua excelência Presidente vitalício. E da República Centro-Africana Jean-Bedel Bokassa próprio coroado imperador em 1977.

A chamada para a coroação da Jammeh é o último de uma série de eventos controversos que marcaram a sua Presidência. Em 2007, o governante alegou ter desenvolvido uma cura para a SIDA e insistiu em que os pacientes parar de tomar seus medicamentos anti-retrovirais assim sua cura poderia ter um efeito.

Mais recentemente, administração da Jammeh arredondado cerca de 1000 pessoas em uma caça às bruxas que durou a nação de 2 milhões do ano passado. Autoridades forçou as supostas bruxas para beber um alucinógeno que causou diarréia e vômito. O líquido não identificado levou a problemas graves nos rins, e duas pessoas morreram após o tratamento forçado, para cada grupo de direitos internacionais Amnistia Internacional.

Sam Sarr, editor do Jornal principal força da oposição Foroyaa, diz Jammeh move-se para ser coroado rei nunca vai funcionar.

Sarr "É inconstitucional", disse. "Em conformidade com a Constituição, sua posição é uma posição de eleita. Soberania reside no povo."

Não esse rei Jammeh fazendo iria mudar muito.

Sarr "a Presidência já é como uma monarquia", disse. "No que diz respeito ao poder, ele tem poder absoluto".