quarta-feira, 3 de novembro de 2010

EOLICA UNE AS REALEZAS

Uns árabes que freqüentemente entretém príncipe Andrew tem garantido uma participação multi-milhões de libras do mundo maior eólica em um negócio que poderia ganhar uma fortuna para a rainha.

Crown Prince Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan – o irmão do governante de Abu Dhabi – tem sido amigos com Andrew desde seus dias na escola de Gordonstoun na Escócia.

Sua empresa de energia, Masdar, detém 20 por cento a planejada eólica de Londres Array r $3 bilhões no estuário do Tamisa. E ontem à noite questões foram levantadas sobre o possível papel do Duque de York, facilitando o negócio.

Benefício mútuo: príncipe herdeiro de Abu Dhabi, xeque Mohammad bin Zayed al-Nahyan tem sido amigos com o príncipe Andrew desde a infância
Fica entendido que Andrew foi consultado quando Shell, membro original do consórcio executando o regime, retirou seu apoio.

O mail on Sunday aprendeu que na noite que Masdar ganhou o contrato, Andrew juntou seus executivos em um jantar de comemoração em um restaurante de Londres.

Depois de concluído, o projeto é esperado para render grandes lucros para Masdar e seus parceiros. As 341 turbinas, cada tamanho de Nelson da coluna, irá produzir eletricidade suficiente para alimentar todos os lares em Kent e Sussex.

Mas, como bem como ganhar dinheiro para os governantes de Abu Dhabi, a eólica também irá gerar fundos para a família de Andrew – porque o fundo do mar nas águas territoriais, da Grã-Bretanha é de propriedade da Crown Estate.

O mail on Sunday revelou na semana passada que o governo demolição da lista civil e em vez disso, dando à Rainha 15 por cento dos lucros Crown Estate, especialistas estimam que windfarms offshore pôde líquido a realeza até 37,5 milhões de libras por ano em cima do salário do resto da carteira de propriedade da propriedade r $6 bilhões.

O Duque é um visitante regular para Abu Dhabi, parte dos Emirados Árabes Unidos. Em abril foi dado execução livre de uma vivenda de luxo dentro pessoal composto dos Yankees de Golfo – hospitalidade que alguns feltro estava em desacordo com o seu papel como um embaixador para empresas britânicas. Andrew também é um visitante regular para a casa do Sheikh Mohammed em Marrocos, onde o par vai caçar.


Alimentando o futuro: windfarms offshore poderia ganhar milhões de libras para a família real

Localização-chave: um mapa da eólica no estuário do Tamisa
Ontem à noite, os críticos disse que o negócio Masdar representava um potencial conflito de interesse, embora o Palácio de Buckingham insistiu que Andrew não jogou nenhuma parte na mesma.

'Isto levanta questões muito sérias sobre como apropriado é financiar a realeza de um império de propriedade estatal, que é basicamente o que é o Crown Estate,', disse Graham Smith, gerente de campanha do grupo anti-monarchist República.

'Como podemos saber que quando Andrew está fazendo lobby empresarial e quando o Príncipe Charles está fazendo lobby sobre energia verde que eles não estão perseguindo seus próprios interesses superiores do país?'

Em Dezembro de 2003, o consórcio executando o array de Londres foi escolhido pela propriedade coroa após um processo de concurso. Originalmente, as três empresas bem sucedidas foram Shell, a energia alemão Dong energia de empresa gigante e. on e dinamarquês. Mas, em Maio de 2008 Shell subitamente puxou para fora.

Dois meses mais tarde, como a e. on e da energia de Dong procuraram desesperadamente um novo parceiro, príncipe Andrew organizou um seminário para Masdar no Palácio de Buckingham, que contou com empresários, acadêmicos e o então Secretário de negócios John Hutton.


Mais... •Encontradas: As íntima notas sobre Shakespeare que provam que Diana prestar atenção no livro de escola de descarte de class...but sugere matemática não estava entre seus presentes
•Senhor Royal Train demitido por novos patrões alemães... depois de 30 anos ao serviço da Rainha (e não pisar no seus corgis!)

Seu tema era as energias renováveis e os delegados apelou a maior colaboração entre Masdar e no Reino Unido para o desenvolvimento de um futuro de energia sustentável, a preços acessíveis.
Depois, os executivos seniores da Masdar reuniu-se a rainha e outras realeza em um evento' particular' no jardim do palácio.

O mail on Sunday entende que, por esta altura, e. on, membros da indústria dizer tem sido interessada em trabalhar com Masdar durante algum tempo, também entretido Andrew, embora a empresa recusou-se a explicar por que razão.

Em seguida, em 16 de outubro de 2008, foi anunciado que Masdar ter tido uma participação de 20 por cento no projeto. Naquela noite, Andrew compareceram a festa dada pelo Masdar no restaurante de labirinto de Gordon Ramsay em Grosvenor Square, Centro de Londres. Curiosamente, Masdar não teve de tomar parte no processo de concurso. Fontes dizem que o negócio era 'particular'.


Revelado: Correio na semana passada na história de domingo
Em um comunicado, o Crown Estate disse: ' Decisão da e. on a vender uma parte de sua participação na matriz de Londres é uma questão para a e. on. Na compra de sua participação na empresa projeto, Masdar herdou as mesmas obrigações sob o contrato de locação como concedido à e. on e seu outro parceiro do projeto.'
. Ele também anunciou planos para a cidade do mundo primeiro carbono zero. Andrew tem pressionou duro para empresas britânicas que procuram aos contratos de seguros no desenvolvimento Masdar City.
Duas de suas ex-namoradas possuem links para Sheikh Mohammed. Quando irmão do xeque, Mansour, comprou Manchester City Football Club há dois anos, Amanda Staveley, uma ex-namorada de André, intermediado o negócio. Ela também atuou por Mansour quando ele comprou uma participação no Barclays.

Outra das amigas de Andrew, libanês Christina Keserwan, ajuda Mohammed raça corridas de cavalos.

Na noite passada permaneceu pouco claro se Masdar foi sugerido como um possível parceiro no projeto eólica pela família real ou o governo, que fez questão de elogiar o negócio.

O Príncipe Charles, que tem um interesse pessoal estreito em matéria de Crown Estate, também tem uma relação estreita de Masdar. Ele é o patrono do Instituto Masdar, um think-tank "verde".
Membros da indústria dizem que a e. on estava interessado no estabelecimento de uma mais ampla Aliança com Masdar – e obter acesso ao seu poder de fogo financeiro.

Um porta-voz do Palácio de Buckingham disse ontem: ' O Duque não desempenhou nenhum papel – formal ou informal-no envolvimento do Masdar o acordo de Londres Array. Ele foi convidado, como representante especial para o comércio internacional e investimentos, para a refeição comemorativa posse Masdar em vencer o contrato.

' Isso é inteiramente adequado, pois o Duque é um forte apoiante da iniciativa Masdar City e tem pressionou duro para as empresas britânicas ganhar alguns dos $12,5 bilhões de contratos oferecidos lá. Nunca houve qualquer conflito de interesses por parte da sua Alteza.'