sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ELEIÇÕES EM TONGA

Primeira votação da Tonga para um governo eleito popularmente produzido uma elevada participação mas nenhum vencedor claro, com resultados mostrando as principais pró-democracia um lugar menos do que a maioria do partido.

O Partido Democrata das Ilhas Friendly, liderada pelo veterano militante pró-democracia Akilisi Pohiva, na sexta-feira ganhou 13 a 26 lugares em eleição que acabou com 165 anos de regra near absoluto da monarquia do arquipélago do Pacífico.

Os restantes 13 lugares, quatro foram ganhas por independentes e nove foram reservados para a nobreza.

Participação dos eleitores foi até 89 por cento dos eleitores registados cerca de 42000, números divulgados pelo supervisor de eleição Pita Vuka mostraram.

Apesar partido do Pohiva dominado as pesquisas-lo não significa necessariamente que formariam o governo, o editor do site de notícias on-line de Matangi Tonga, Pisi Fonua, disse em um editorial como o regateio começou.

Os deputados independentes poderiam tornar-se a corretores de poder "e a seleção de um primeiro-ministro poderia tornar-se um exercício político muito complicado", disse ele.

Os independentes tinham fortes pedigrees políticos e incluiu o Ministro da Justiça no atual governo interino, o Ministro do trabalho e o Secretário chefe da casa.

Anteriormente, o minúsculo Reino Pacífico tinha sido executado por um Parlamento dominado por um bando de nobres selecionados pelo rei, que também escolheu o primeiro-ministro e gabinete.

Sob a nova Constituição, o Parlamento recém-eleito de 26 cadeiras - composto por representantes de 17 pessoas e nove nobres - tem um mês para eleger um primeiro-ministro para formar um governo.

Rei George Tupou V afirmou que o poder executivo anteriormente detido pela Monarquia agora poderia ser passado para o novo gabinete democraticamente eleito e no futuro o soberano só vai agir sobre os conselhos do seu primeiro-ministro.

O movimento para a democracia FEZ motins na capital Nuku'alofa há quatro anos, que custaram oito vidas e destruíram grande parte do centro de negócios, as pessoas protestaram contra a lentidão da reforma política.

Acho que unico lider forte é o rei ainda , que possue força moral ainda .