sábado, 4 de dezembro de 2010

VISITA À OMAM

A Rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha reuniu Sultan Qaboos em novembro durante uma visita a Mascate no 40º aniversário do seu governo, em sua turnê do Golfo.

Vestida de rosa claro com um casaco de branco, luvas e sapatos, a monarca de 84 anos de idade, que chegou de uma visita de dois dias para os Emirados Árabes Unidos (EAU) foi acompanhado por seu marido, o Príncipe Philip, do sultão Al-Alam Palace.

Omã artilharia disparou um 21 tiros em homenagem à Rainha quando da sua chegada ao Palácio.

O Sultão, a rainha e o Príncipe Philip discutiram "as relações históricas, vinculando os dois simpáticos países (e) aspectos da cooperação estreita existente entre os dois lados em todos os campos", disse ele.

A visita "é uma oportunidade para celebrar a nossa relação próspera" com Omã "que foi transformada desde sua Majestade última visita em 1979... e olhar para a frente laços mais fortes," Secretário dos Negócios Estrangeiros britânico William Hague disse em um comunicado publicado no site da embaixada.

"O novo Governo britânico reconhece que o Oriente Médio é uma região de grande oportunidade e promessa, apesar de enfrentar alguns desafios consideráveis que estamos a trabalhar para o endereço com os nossos parceiros na região," disse Haia que também acompanhou a Rainha da turnê do Golfo.

"... Isso explica por que estabelecemos para elevar nossos laços com Omã e os nossos outros parceiros importantes no Golfo."

Ele disse que a Grã-Bretanha queria aumentar a cooperação no comércio, educação, segurança energética, defesa e política externa com os países árabes do Golfo, rica em petróleo.

Omã tem uma história de estreitas relações económicas e militares com o Reino Unido.

Durante a visita de Emirados Árabes Unidos, Haia assinou uma série de acordos com o seu homólogo do emirado Sheikh Abdullah bin Zayed al-Nahyan, incluindo um acordo sobre a " nuclear cooperação".