quinta-feira, 25 de agosto de 2011

DALAI LAMA ESTAVA EM TALLIN

O líder espiritual dos tibetanos em exílio, O Dalai-Lama chega hoje à Estónia numa visita na qual reune-se com os dirigentes do país báltico e que foi duramente criticada pela China.


Convidado por um grupo de parlamentares estónios, Dalai-Lama vai encontrar-se com o presidente, Toomas Ilves, o primeiro-ministro interino, Mart Laar, e outros titulares do governo, segundo a agência local BNS (Baltic News Service).


Na quarta-feira, o líder tibetano fará um discurso à população na praça da Liberdade de Tallinn. É a terceira visita que Dalai-Lama faz à Estónia, sendo que as outras duas foram em 1991 e 2001.


A visita irritou a China, que havia emitido um comunicado em que acusa a Estónia de romper a promessa de não apoiar a independência do Tibete.


O primeiro-ministro da Estónia, Andrus Ansip, que está de férias, afirmou recentemente que o país daria suporte à política de uma China unificada.


As autoridades chinesas pediram ao país que cancelasse a visita de Dalai-Lama e as reuniões com membros do governo, mesmo que sejam informais. "Exigimos que a Estónia cancele as reuniões oficiais com Dalai-Lama e deixe de interferir nos assuntos internos da China", disse o comunicado, divulgado pela BNS.


O líder espiritual tibetano, acusado por Pequim de promover o separatismo do Tibete, visitará também a França e a Finlândia nos próximos dias.