quinta-feira, 25 de agosto de 2011

DALAI LAMA OTIMISTA COM O FUTURO DA HUMANIDADE

O Dalai Lama, chefe espiritual dos tibetanos, se disse "otimista" com a evolução da humanidade, após um "século XX de violência", neste sábado (20), durante uma visita à Finlândia.

"A humanidade está evoluindo para a maturidade", afirmou, durante uma conferência em Espoo, a oeste de Helsinque, a convite da Associação Cultural tibetana da Finlândia.

"No século passado, nós passamos a conhecer muitas invenções e desenvolvimentos. Mas, ao mesmo tempo, também vimos um grande número de pessoas mortas, vítimas da violência", destacou o prêmio Nobel da paz.

O século XX tornou-se o da violência", insistiu. Considerou que, desde então, "as pessoas se cansaram disso" e essa evolução também pode ser ilustrada pelo "movimento de abandono das armas nucleares".


Dalai Lama fez uma visita à Finlândia, onde falou sobre suas expectativas em relação ao futuroNo século passado, por exemplo, até o seu final, "ninguém falava de ecologia, as pessoas só pensavam no desenvolvimento material", acrescentou o Dalai Lama saudando a tomada de consciência em escala planetária em relação às ameaças do meio ambiente.

O chefe espiritual atribui "os problemas repetidos no início do século, como o terrorismo, ao passado". Para evitá-lo, "devemos empreender mais esforços em matéria de educação" da juventude.

Um dos principais males que ameaçam a humanidade, hoje, é o crescimento da população, disse ele, defendendo o controle de nascimentos. "O melhor meio para isso é fazer aumentar o número de monges!", acrescentou, numa gargalhada.