quarta-feira, 6 de junho de 2012

Prêmio do Príncipe de Viana da Cultura 2012 e homenagem aos reis de Navarra


Os eventos foram presididos por SAR o Príncipe de Astúrias e Viana
Don Felipe e Dona Letizia viajou para Navarra acompanhado do ministro da Educação, Cultura e Desportos, José Ignacio Wert, por ocasião da atribuição do Príncipe de Viana da Cultura 2012, o pintor D. Antonio Lopez Garcia e pagar a homenagem tradicional para o rei de Navarra no Mosteiro de San Salvador de Leyre.
Acompanhando Suas Altezas Reais o presidente da Comunidade Autónoma de Navarra, Yolanda Barcina, presidente do Parlamento de Navarra, Alberto Catalão, o delegado do Governo em Navarra, Carmen Alba, Arcebispo de Pamplona e bispo de Tudela, Francisco Pérez González, e do Abade mitrados de Leyre, Juan Manuel Apesteguía.
Em seu discurso, elogiou o premiado Don Felipe e disse que "não se limita a pintar objetos, pessoas ou paisagens. Através de sua fica muito técnica com seus pincéis, pensativo e em silêncio, realidade destilar e nos mostrar a essência da coisas, para transmitir a sua emoção, seus sentimentos mais profundos, e mostrar-nos o seu perfil com esse artista aclamado ". "Um trabalho", diz ele nunca terminou, mas atinge os limites de suas possibilidades. " Esta é a filosofia de um artista singular, cresceu dramaticamente no conhecimento e compreensão da arte de todos os períodos, ele encontrou seu próprio caminho e manteve-o, década após década, com o mesmo entusiasmo e com o mesmo esforço. "
Ele continuou, sublinhando que "é precisamente as idéias e iniciativas, projetos de novas atividades, devemos incentivar e promover entre todos, em tempos difíceis como estes, porque, embora a realidade de cada dia é difícil, mas sentem dor o elevado número de pessoas que não podem encontrar emprego, não devemos perder a confiança em nós mesmos. "
"Acreditamos no potencial de criatividade, talento, esforço e iniciativa que mantém a nossa sociedade, especialmente as gerações mais jovens, melhor educados e preparados para novos desafios à frente", disse o príncipe, acrescentando "No esforço necessário para cada dia na força para superar as dificuldades, temos de nos congregar. Há momentos para as diferenças ou egoísmo. são momentos de sacrifício, responsabilidade e generoso atitudes que nos permitem caminhar juntos na esperança, convencidos de que podemos alcançar as metas que nós desenhar e melhorar mais cedo ou mais tarde, a situação em que vivemos. "
Ele também enfatizou que, com a princesa, "sentir profundamente a realidade desta terra, nós monitorar e verificar o seu progresso e as conquistas, os grandes esforços de Navarra para superar as dificuldades e no firme compromisso para um futuro melhor, sempre envolvido, responsável e abertamente, em projectos conjuntos em Espanha. "
Don Felipe disse que "há quinhentos anos após a herança complexa e duradoura e avatares em um contexto de lutas de poder entre nobres facções, alianças e conflitos entre os reinos europeus e conflitos religiosos e geo-iniciou o processo em 1512, resultando final foi alguns anos mais tarde, a incorporação formal e final de Navarra para os territórios da monarquia espanhola, mantendo seus privilégios e status do Reino ".
Após a intervenção de Don Felipe, o príncipe ea princesa foi para a igreja do Mosteiro, onde prestou homenagem ao rei de Navarra colocando uma coroa de flores no túmulo.
Na parte da tarde, Sua Alteza Real o Príncipe ea Princesa das Astúrias vai viajar a Pamplona visitar a Cidade da Música de Navarra e da Cinemateca e da cidade.
Em 1990, o Governo de Navarra criou o prêmio "Príncipe de Viana" da Cultura para destacar a história de pessoas e instituições que se destacaram no campo da cultura. Agora, depois de dois anos que foi integrado com os prêmios de Solidariedade e da Unidade, o Governo de Navarra recuperou o prêmio em seu formato original, que estava em vigor entre 1990 e 2009, ou seja, um ato de entrega no Mosteiro de Leyre.
O Executivo Provincial tomou esta decisão em consonância com os critérios de restrição de austeridade e de despesas adotadas. Especificamente, seguindo o formato tradicional de "Príncipe de Viana 'o Prémio de Cultura, criou uma cerimônia mais fácil e mais barato, e estabeleceu um prêmio de 25.000 euros, em comparação com 40.000 euros nas duas últimas edições.
O Prêmio "Príncipe de Viana" da cultura, desde a sua criação, tem sido concedido anualmente. Além disso, desde 1993 e continuamente, o prêmio foi apresentado por Don Felipe acompanhado desde 2004, ano do casamento, Letizia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário