sábado, 10 de agosto de 2013

Andorra, um pequeno principado que surpreende .

Andorra, um pequeno principado que surpreende 


A lei Andorrana permite que cada família possua uma arma para a defesa do território
Dizem que a história é verídica mas, se não for, não deixa de ser curiosa. Durante a II Grande Guerra, Hitler relutou para invadir o Principado de Andorra porque pensava que era território espanhol, e se inimistar com  seu aliado Francisco Franco, também amigo do  líder fascista italiano Mussolini,  “ il Duce”, não era uma boa jogada política. Por outro lado, dizem que Franco não cogitou botar suas tropas em Andorra porque poderia ferir os sentimentos de Hitler, que estava invadindo a França, e considerava este principado muito ligado aos franceses.
 Imaginem que o país nunca teve exército e, durante a primeira e segunda guerras mundiais, os homens, cabeça de cada família, pegavam suas espingardas e fuzis e improvisavam uma força de defesa, embora jamais tenham dado um tiro contra ou a favor de ninguém. A lei Andorrana  permite que cada família possua uma arma para a defesa do território. Um fato é certo, enquanto as guerras aconteciam, Andorra se preparava para ser um lugar livre.
Esta é só uma pequena parte das tantas historias curiosas deste principado, encravado entre a França e a Espanha que é toda uma potencia turística. Se diz que Andorra foi fundada pelo mesmíssimo Carlo Magno, embora o primeiro soberano conhecido foi o Conde de Urgel, nobre espanhol que dominou a região no século IX. E não queira entender sua estrutura política, a que em resumidas contas está hoje administrada pelo bispo de Urgel, da Catalunha, e o presidente da França, embora exista um Conselho Administrativo liderado por um Primeiro-Ministro, numa organização política tecnicamente ilegal, o Partido Democrático de Andorra. Mas os andorranos vivem felizes e são a nação com maior expectativa de vida no mundo, com 83,52 anos como media de vida. Com certeza não ligam muito para a política, e isso deve ajudar a prolongar a sua existência.
O país andorrano pode se cruzar, de extremo a extremo, em menos de uma hora de carro, mas o que tem para ser visitado e contado não cabe numa só viagem. Há 13 museus e já na visita deles poderia ir todo o tempo da sua estadia, por isto sugerimos os imperdíveis, cuja montagem e apresentação é muito interessante, como o do Tabaco, o do Automóvel, o das Miniaturas, do Perfume, da Eletricidade D`Areny-Plandolit, que mostra como vivia uma família abastada, e a Casa Rull, que recria o passar dos menos favorecidos. Dar um passeio pelas redondezas da cidade é como uma viagem no tempo. Há povoados com construções medievais, onde cada detalhe da sua arquitetura fascina aos visitantes. Há muito que ver e se surpeender em Andorra, e se escuta um pouco da sua historia, sua surpresa vai ser maior ainda. Andorra possui outro grande atrativo, é um país livre de impostos, o que o transforma em um gigantesco free-shop,  de fronteira a fronteira. O turismo representa mais do 80% de seu PIB. São mais de 5 mil lojas e 500 hotéis num país com só 43 km de comprimento.
Se fazer uma viagem e conhecer um país é bom, conhecer dois na mesma viagem é melhor ainda. Por isso queremos dar esta dica imperdível. Sabia que há só 200 Km entre Barcelona e o Principado de Andorra? São duas horas e meia de viagem por uma estrada  impecável, uma paisagem variada, com singelos povoados em varias partes do caminho, sempre tendo os montes Pirineus do seu lado direito. Estas montanhas tem formas muito características, não passarão despercebidas ao seu olhar. Mas quem sabe você está na cidade de Toulouse, na França, e se entusiasmou com a idéia de conhecer Andorra. Bem, saiba que fica mais perto ainda que Barcelona, são só 180 km, ou duas horas e 25 minutos de carro, a uma velocidade media de 90 km por hora. Mais do que ideal para ir admirando as paisagens montanhosas, os bosques e também as pequenas vilas durante o caminho.
Muitos acham que Andorra só é um destino para o inverno, já que suas pistas de esqui e seus hotéis nas encostas dos Pirineus tem fama no mundo inteiro. Mas no verão, que está acontecendo justo agora, há muito para fazer no principado, aproveitando a natureza e seus atrativos turísticos. Um lugar que deve ser visitado é o parque Naturlandia, onde há um pequeno zoológico com animais típicos da região, como as camurças, parentes dos veados e que a gente só conhece ou associa em produtos manufaturados como jaquetas e sapatos, alem de ursos, lobos, marmotas, gamos e cervos. Há também um espaço reservado às crianças, onde participam de atividades próprias de uma fazenda, tendo contato com o gado e a atividade ligada à agricultura. Mas a maior emoção de Naturlandia se chama Tobotronc, o tobogã mais extenso de toda Europa. São cinco quilômetros de descenso, uma experiência cheia de adrenalina pura.
Outro grande atrativo do principado é sua gastronomia. Se já Espanha e França são poderosos, variados a criativos em tudo o que sai da sua cozinha, se surpreenderá com a fusão que Andorra fez com essas duas correntes e, claro, também com suas próprias receitas, de tempos ancestrais. Para degustar essas delicias a dica é ir nas “bordas”, que são antigos estábulos ou celeiros, hoje transformados em excelentes e charmosos restaurantes, realmente imperdíveis.
Outro dos pontos altos de uma viagem a este pequeno principado é a visita a Caldea, um centro termo-lúdico único no mundo. Piscinas, jacuzzis, centros de relaxamento, massagens, e tudo o que tenha que ver com o tratamento do corpo e, de passada, com o espírito está neste lugar. concentrado numa construção de linhas futurísticas. Embora A gente ache que não passará mais de meio dia neste paraíso do relax e das águas, é demasiado fácil cair na tentação e passar ali o dia todo em suas piscinas temáticas, com inspirações da Índia, México e Roma. Caldea possui também restaurantes de altíssimo nível, por isto se a fome ataca a solução está aí mesmo. E para aqueles que desejam não somente relax como também tratamento exclusivo, personalizado e em total privacidade, está a mais nova área de Caldea, o Inúu Neosens, que tem reinventado o bem-estar e o conceito wellness para oferecer programas personalizados e de alta qualidade, que integram os conceitos de corpo,mente, beleza, sensorial, água e nutrição.
Andorra é também um dos países mais seguros do mundo. A violência urbana é praticamente inexistente, o que nos faz esquecer da preocupação de roubos ou assaltos. A seguridade nas ruas é total, a qualquer hora do dia ou da noite. Estes são, em poucas linhas, os atrativos andorranos. Um pequeno pais, sim, mas um grande destino que conquista a todos seus visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário