segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O EXÉRCITO GUARDA O MUSEU DO CAIRO

Unidades do exército garantiram o Museu Egípcio do Cairo central contra eventuais saques na sexta-feira, proteger um edifício com tesouros faraônicos espetaculares como a máscara da morte do rei menino Tutancâmon, a TV de Estado, disse.

A notícia segue um dia de violentos protestos antigovernamentais no Cairo e em outras cidades. Algumas das cenas mais violentas em quatro dias de protestos foram em praças e ruas próximas ao edifício do Museu.

Ele também foi transmitido como relatórios de pilhagem de alguns edifícios de governo surgiram. Um fotógrafo da Reuters disse saqueadores tinham quebrado em um partido no poder de construção perto do Museu e foram andando com mobiliário, computadores e outros itens.

Diretor de cinema egípcio conhecido Que Khaled Youssef anteriormente tinha chamado sobre o exército para garantir o Museu foi protegido, nos comentários para o canal de televisão Al arabiya.

"Eu estou chamando sobre o exército egípcio a cabeça instantaneamente para o Museu Egípcio. Há um incêndio logo próximo a ele na sede do partido, (sentença)", disse Youssef, que dirigiu filmes críticos das políticas do governo.

TV estatal levou o título breve dizendo que o exército tinha assegurado o Museu mas não deu mais detalhes.

O Museu contém uma quantidade enorme de antiguidades antigas, incluindo o conteúdo da tumba de Tutankhamon que foi descoberto por Howard Carter, em 1922. A máscara mortuária ouro é uma das peças mais espetaculares.