sexta-feira, 17 de junho de 2011

BLOGUEIRO FOI JULGADO POR CRITICAR OS EMIRADOS ARABES UNIDOS

Um blogueiro foi entre cinco ativistas que foram a julgamento perante um Tribunal nos Emirados Árabes Unidos na terça-feira acusado de "criticar" o governo, jornais relataram.

Ahmed mansoor, um blogger e ativista da sociedade civil, apareceu com quatro outras activistas em uma audição fechada antes do Tribunal de segurança do Estado na capital Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos disse o nacional em seu site.

Os outros quatro são economista Nasser bin Gaith Fahid Salim Dalk, Hassan Ali Khamis e Ahmed Abdul Khaleq.

A Anistia Internacional, que descreveu os activistas como "prisioneiros de consciência", tinha dito Mansoor foi preso em 8 de Abril e Gaith foi preso dois dias depois.

O Tribunal realizou outra sessão de quarta-feira para analisar pedidos arquivados por seus advogados de defesa que incluem adiar a audiência até 18 de julho, de acordo com postagens de ativistas no site de rede social Twitter.

Alguns 200 Emiratis se reuniram fora o Tribunal criticando os réus e expressando sua lealdade à liderança dos EAU, testemunhas à AFP.

Os manifestantes transportadas fotos dos Emirados Árabes Unidos Presidente Sheikh Khalifa bin Zayed al-Nahyan, Vice-Presidente e primeiro-ministro Sheikh Mohammad bin Rashed al-maktoum e Príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Xeque Mohammad bin Zayed al-Nahyan.

Procurador-geral do país do Golfo em Abril, disse os cinco ativistas "foram denunciados... para ser encontrado cometendo crimes de instigação, quebrando as leis e autores de actos que ameaçam a segurança do Estado, pôr em causa a ordem pública, opondo-se o sistema de governo e insultar o Presidente, o vice-presidente e o Príncipe herdeiro de Abu Dhabi."

Os Emirados Árabes Unidos, uma coalizão de sete Emirados do Golfo liderada por ricos em petróleo Abu Dhabi, não viu qualquer protestos populares pedindo a reforma como aqueles que têm varrido para outros países árabes, incluindo os Estados do Golfo, Bahrein e Omã.