domingo, 19 de junho de 2011

GRAO DUQUE DE LUXEMBURGO VISITOU A NORUEGA

No convite de sua Majestades rei Harald V e da Rainha Sonja da Noruega, sua Alteza Real o Grão-Duque e a Grã-duquesa fez uma visita de estado para o Reino da Noruega desde 30 de Maio a 1 de Junho de 2011. Eles foram acompanhados pelo vice-primeiro ministro, Ministro dos negócios estrangeiros, Jean Asselborn e sua esposa e pelo Ministro da economia e do comércio externo, Jeannot Krecké.

Primeiro dia da visita
Cerimônia de boas-vindas
O casal Grã-Ducal e a delegação de Luxemburgo foram recebidos em 30 de Maio no aeroporto militar de Oslo-Gardermoen por sua Alteza Real o Príncipe herdeiro Haakon da Noruega.

A cerimônia de boas-vindas oficial foi realizada no palácio real em Oslo, onde sua Alteza o Grão-Duque e a Grã-duquesa real foram recebidos por sua Majestades o rei Harald V e a Rainha Sonja e a Princesa Mette-Marit herdeira.

Após a execução dos hinos nacionais, o Grão-Duque e o rei revistou a guarda de honra no pátio do palácio real.

Entrevistas
Por seu lado, membros do Governo luxemburguês tinham conversações políticas com suas respectivas contrapartes.

Vice-primeiro ministro, Ministro dos negócios estrangeiros, Jean Asselborn, reuniu-se com o Ministro dos negócios estrangeiros da Noruega, Jonas Gahr Støre, para um almoço de trabalho.

Os dois homólogos saudados em primeiro lugar para a excelência das relações bilaterais.

O chefe da diplomacia de Luxemburgo elogiou o forte empenho da Noruega internacional em um grande número de domínios, nomeadamente no que diz respeito a defesa do direito internacional, a consolidação da paz e a promoção dos direitos humanos.

Sublinhando as elevadas taxas de produto nacional bruto investido pelos dois países para ajudar no desenvolvimento e na cooperação, Ministro Asselborn congratulou-se com a forte concordância de pontos de vista entre ele e Ministro Støre na necessidade de reforçar a cooperação multilateral no mundo.

Os Ministros então falou sobre vários tópicos de notícias políticas europeias e internacionais.

Em primeiro lugar, os Ministros tinham uma troca de impressões sobre a situação atual na Líbia. Os Ministros reuniram-se para falar da situação humanitária e salientaram que o futuro da Líbia deve construir sem Coronel Kadhafi.

As dois contrapartes continuaram suas discussões com foco sobre a situação na União Europeia. Finalmente, os Ministros discutiram a questão do processo de paz do Médio Oriente e respectivos discursos do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

O Ministro da economia e do comércio externo, Jeannot Krecké, falou com o Ministro do petróleo e da energia, Ola Borten Moe, sobre de energia.

Além disso, Jeannot Krecké tinha uma entrevista com o Secretário de estado de comércio e indústria, Halvard Ingebrigtsen, sobre os desenvolvimentos que estão a trabalhar no campo da indústria. Eles concluíram que o aumento dos preços da energia provavelmente irá levar a uma reestruturação do sector da indústria e dissuadir os produtos em países distantes.

Posteriormente, sua Alteza Real o Grão-Duque, acompanhado por S.M. King, arquivado uma coroa de flores no monumento nacional da Fortaleza de Akershus.

Entrevistas com o Presidente do Parlamento, Dag Terje Andersen e o primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg também foram destaque no programa do chefe de estado do Luxemburgo.