sábado, 18 de junho de 2011

Encerramento do encontro internacional da rede Talloires "Construir uma Universidade engajada, além da Torre de Marfim"

Foi presidida por sua Alteza Real o Príncipe de Astúrias

Don Felipe fechou a rede internacional de conferência Talloires "Construir uma Universidade engajada, além da Torre de Marfim", realizada de 14 a 16 de Junho. No encerramento da conferência, sua Alteza Real o Príncipe das Astúrias foi acompanhada pelo Ministro da educação, Ángel Gabilondo; o embaixador dos Estados Unidos da América em Espanha, Alan Solomot; o magnifico reitor da Universidade Autónoma de Madrid, José María Sanz. o Presidente da rede Talloires e Presidente de Genebra "Hobart e William Smith College", Mark Rearan. o Presidente do Conselho Social do Universidad Autónoma de Madrid, Manuel Pizarro; e o Presidente da Universidade de Tufs, Bacow s. Lawrence.

Durante a cerimônia de Sr. Felipe proferiu algumas palavras no qual sublinhou que "nossos sistemas educativos continuam a ser instrumentos básicos para lutar contra a desigualdade, a pobreza e a exclusão, a ver com responsabilidade social." "Como consta a" declaração Talloires', as instituições de ensino superior existem para servir e fortalecer as sociedades que pertencem ". Ele também expressou que "o talento e esforço são os fatores determinantes para a ampliação das oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo." "Sociedades modernas não podem desperdiçar o potencial das gerações futuras, tanto por razões de equidade social pelo custo que isso implica em termos de caracterização humana".

"A Universidade tem um papel crucial no rumo a uma sociedade e uma economia mais baseadas em conhecimento e inovação". Ele está a contribuir para o desenvolvimento de um novo modelo de crescimento sustentado e sustentável, capaz de criar emprego, especialmente jovens, evitar novas crises, para abordar os grandes e pequenos desafios do mundo, com um comum vision e reforçar a coesão social. "Que é por isso que, na área da União Europeia, a estratégia de 2020 coloca educação e, em particular, o superior, no coração dos esforços que temos de alcançar uma Europa mais competitiva e mais próspera".

Don Felipe terminou sublinhando seu discurso que "através da educação e formação em geral também procuramos transmitir valores e princípios fundamentais da liberdade, igualdade e participação democrática, a contribuir para as pessoas da sociedade aberto, tolerante, responsável e capaz de fazer nossas sociedades mais justas, mais maduras e solidariedade".

A rede Talloires reúne líderes do ensino superior dos seus 200 membros em 58 países. Em colaboração com a Universidade Autónoma de Madrid, Banco Santander e a Fundação de Pearson, a rede envolve estes líderes em um debate dinâmico sobre o futuro da participação cívica, sensibilização da Comunidade e responsabilidade social no ensino superior.

Esta parceria global das instituições acadêmicas de ensino superior está comprometida com a divulgação do papel da responsabilidade civil e social das universidades do mundo. Com mais de 150 milhões de jovens actualmente a estudar nas universidades, metade deles fazê-lo nos países em desenvolvimento, e por este motivo, esta rede de universidades pode ser uma fonte de talento para estar ciente dos problemas sociais e económicos, de pobreza e saúde pública para a preservação da cultura ou de recursos ambientais.

Em 2005, várias universidades assinaram a declaração de Talloires (França), sobre as responsabilidades cívicas sociais e cívicas funções de ensino superior, que salientou o "enorme" potencial de participação social dos estudantes neste momento e nos próximos anos.

"Nós acreditamos que as instituições de ensino superior existem para servir e fortalecer as sociedades que pertencem". Através da educação, valores e compromisso de professores, estudantes e trabalhadores, nossas instituições criar capital social preparando seus alunos para que eles podem contribuir positivamente para o desenvolvimento de suas comunidades a nível local, nacional e global. "As universidades têm a responsabilidade de promover entre todos os membros de sua Comunidade um profundo sentido de responsabilidade social e um compromisso com o bem-estar da sociedade é fundamental para o fortalecimento da democracia e da Justiça", indica a declaração assinada.

Os signatários, os promotores desta declaração, comprometeram-se a promover e cumprir a participação cívica das nossas universidades, que estabeleceu a rede universitária de Talloires, como espaço eletrônico para o intercâmbio de idéias e compromissos e para incentivar a ação coletiva.