sábado, 2 de agosto de 2014

Em 2016, mundo deve ter mais de 16 milhões de pessoas em tratamento antirretroviral


 
 
 
APOIO












 



O mundo está a caminho de alcançar o objetivo de tratamento “15 em 15” com 15 milhões de pessoas em tratamento para o HIV em 2015,  e irá provavelmente ultrapassá-lo, de acordo com dados apresentados na quarta-feira (23) na 20ª Conferência Internacional de Aids. Estima-se que o número de pessoas tomando medicação antirretroviral em 2016 será de 16.8 milhões.

A apresentação da Clinton Health Access Initiative contou também uma análise dos custos da expansão do tratamento e da prevenção de acordo com as linhas orientadoras para o tratamento da Organização Mundial da Sáude (OMS) de 2013. Elas recomendam o tratamento para todos os adultos com contagens CD4 (células de defesa) inferiores a 500 células/mm3 e o tratamento para todas as mulheres grávidas.

O estudo concluiu que na Zâmbia, na Ruanda e na Suazilândia os custos do tratamento, cuidados, testagem, circuncisão masculina e preservativos com acesso universal no ano de 2020, se forem seguidas as orientações da OMS de 2013, corresponderiam a menos de 60% dos recursos projetados.

Os custos excederam o projetado no Malawi, correspondendo a 50% ou mais do orçamento disponível para a saúde. O Malawi necessitaria de um maior apoio em termos financeiros para atingir o acesso universal em 2020.

O custo suplementar do acesso universal de acordo com as orientações de 2013 da OMS, quando comparado com as orientações de 2010, variava de 5% (Suazilândia) a 21% (Malawi). Isto tem em conta as alterações esperadas ao modelo de cuidados ao se tratar um maior número de pessoas com necessidades menos complexas, incluindo a delegação de tarefas a outros técnicos e as múltiplas prescrições mensais em alguns contextos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário