sábado, 2 de agosto de 2014

IATE REAL ESPANHHOL SERÁ VENDIDO

 
Um iate de luxo dado ao ex-rei da Espanha, Juan Carlos, que abdicou do mês passado, será vendido por 2,2 milhões de euros (US $ 3,0 milhões) a uma empresa de transporte, em um movimento para cortar custos, disseram segunda-feira.
A 41,5 metros (136 pés) iate Fortuna foi doado ao monarca em 2000 por um grupo empresarial, nas Ilhas Baleares, que esperava a presença da realeza no arquipélago mediterrâneo atrairia turistas.
Mas em maio de 2013, a família real anunciou que o rei estava desistindo do iate que custou € 21.000.000 no que foi visto como um movimento de redução de custos quando a Espanha estava sob o domínio de uma recessão económica grave, que deixou uma em cada quatro pessoas fora do trabalho.
Cada reabastecimento do iate custa mais de 20.000 euros, segundo a imprensa espanhola.
O grupo empresarial, a Fundação de Turismo e Cultural das Ilhas Baleares, em seguida, enviou uma carta ao departamento de Patrimônio Nacional que administra ativos do Estado utilizados pela realeza para pedir que ele devolva o iate.
"Depois de analisar as diferentes ofertas recebidas ao longo dos últimos seis meses, foi decidido, por unanimidade, aceitar a oferta de Balearia Eurolineas Marítimas para o montante de 2,2 milhões de euros", disse o grupo em um comunicado.
Balearia, com base no porto mediterrâneo de Denia, opera de carga e de passageiros no norte e no sul da Espanha, incluindo um serviço de ferry entre Algeciras e Tânger no norte de Marrocos.
"Fondatur aceitou a oferta. Ele só tem que formalizar a operação", um porta-voz Balearia à AFP.
Juan Carlos, de 76 anos, é creditado com a ajuda guia de Espanha para a democracia após a morte do ditador Francisco Franco, em 1975, mas sua popularidade foi danificado por escândalos nos anos de crepúsculo de seu reinado de quase 39 anos.
Sua filha mais nova, a princesa Cristina, de 49 anos, foi nomeado um suspeito do crime fiscal em uma investigação judicial em negócios supostamente corruptos do marido Inaki Urdangarin.
Juan Carlos, que abdicou em favor de seu filho Felipe em 18 de junho, também provocou indignação entre os espanhóis, quando em abril de 2012 ele tomou um safari de luxo elefante-caça em Botsuana em meio à crise econômica.
O feriado só foi descoberto quando o rei quebrou o quadril e teve de voltar para a Espanha para o tratamento, levando-o a emitir um pedido de desculpas sem precedentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário