sexta-feira, 12 de setembro de 2014

África do Sul diz que aprecia pedido de visto de Dalai Lama

 

O Ministério das Relações Internacionais sul-africano negou que o Governo tenha recusado autorizar o Dalai Lama, líder religioso do Tibete, a visitar o país, em outubro próximo.
Cidade do Cabo vai acolher encontro de laureados com o prêmio Nobel da Paz
 O Ministério das Relações Internacionais sul-africano negou, quinta-feira (4), que o Governo tenha recusado autorizar o Dalai Lama, líder religioso do Tibete, a visitar o país, em outubro próximo.
O Dalai Lama viu ser recusada a entrada na África do Sul duas vezes nestes últimos cinco anos anos, aparentemente devido à determinação de Pretória de não perturbar a sua principal parceira comercial, a China.
O líder espiritual do Tibete foi convidado para participar na 14ª edição da cimeira mundial dos vencedores do Prémio Nobel, que terá lugar em outubro próximo na Cidade do Cabo. Esta é a primeira vez que o evento se realiza em África.
Informações não confirmadas indicaram que o Dalai Lama anulou a viagem à África do Sul por o seu  pedido de visto ter sido rejeitado.
No entanto, o porta-voz do Ministério das Relações Internacionais, Clayson Monyela, declarou que o pedido de visto está a ser examinado, portanto ele não foi recusado.
A embaixada da África do Sul na Índia "recebeu um pedido de visto do Dalai Lama. O pedido está a seguir um procedimento regular. Não houve recusa, afirmou Monyela num tweet transmitido à PANA.
O evento de três dias (13 a 15 de outubro próximo) vai prestar homenagem ao vencedor do Prémio Nobel Nelson Mandela.
Dois outros sul-africanos laureados do Prémio Nobel, o ex-Presidente Frederick W. de Klerk, que partilhou o Prémio Nobel da Paz com Mandela em 1993, e o arcebispo Desmond Tutu, participarão neste evento que contará com a presença de outros vencedores do Prémio Nobel da Paz, de delegados e  de organizações como a União Europeia (UE) e as Nações Unidas.
O Prémio Nobel da Paz é um dos cinco Prémios Nobel criados pelo industrial, inventor e fabricante de armamento sueco Alfred Nobel, bem como os Prémios de Química, de Física, de Fisiologia ou de Medicina e de Literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário