quinta-feira, 19 de maio de 2011

JORDANIA NA FEDERAÇÃO EQUESTRE INTERNACIONAL

Uma nova força surge nos Jogos Olímpicos, levantando o Reino da Jordânia e o legado do falecido rei Hussein sobre o palco do mundo.

A mais nova adição nesta cidade capital olímpica destaca a crescente influência da Jordânia: A Federação equestre internacional e seu Presidente, a Princesa Haya, abriram uma moderna sede em Lausanne, em homenagem a seu pai.

Embora Jordan nunca ganhou uma medalha de ouro olímpica ou se classificou para a Copa do mundo, filhos do rei estão dando seu país uma voz forte no Comitê Olímpico Internacional e FIFA.

A Princesa, um membro do COI desde 2007, se juntou na Comissão no ano passado por seu irmão mais velho, o Príncipe Faisal. Uma figura cada vez mais importante nos Jogos Olímpicos, ele vai dar um discurso numa conferência das Nações Unidas em Genebra, na quarta-feira.

Seu irmão mais novo, Príncipe Ali, terá seu lugar como um eleito vice-presidente do órgão dirigente do futebol em 1 de Junho.

Haya acredita que seu trabalho reflecte valores de serviço público ensinados por seu pai, que governou a Jordânia por 46 anos até sua morte em 1999.

"Meu pai sempre disse que, no Médio Oriente, quando a paz foi conseguido lá seria um vácuo criado pela falta de guerra," ela disse À Associated Press o edifício que leva seu nome. "A lógica alternativa para ele era esporte".

A Princesa sugere que seu pai seria "um pouco envergonhado" ter a sede nomeada em sua homenagem. A construção foi financiada por seus amigos para uma organização que tem 133 membros nacionais.

","Exigindo que nosso aumento de pessoal para um novo nível e mudança, precisávamos dar-lhes um bom ambiente de trabalho, disse Haya.

O memorial permanente é uma curta caminhada do hotel cinco estrelas onde, em férias em família em 1952, o Príncipe-herdeiro 16-year-old Hussein recebeu um telegrama de convocação que regresse a casa como rei.

"Todos nós estamos muito conscientes dos laços históricos da nossa família em Lausanne," disse Haya.

Legado de Hussein na cidade poderia suportar através de Faisal, irmão do atual rei Abdullah II.

Na semana passada, o Presidente do COI Jacques Rogge visitou a capital da Jordânia Amã para ajudar o Príncipe abrir um novo lar para suas gerações para o Instituto de paz, que trabalha com jovens.

Haya "Ele é grande em resolução de conflitos", disse de seu meio-irmão mais velho. "Ele tem uma muito sossegado afastado sobre ele, o oposto de mim".

Ela descreve Ali como "como meu twin, mas sempre a muito mais diplomático e pragmática e sábio de dois nós. Eu acho que ele será um recurso incrível a FIFA a Avançar.

"Nós certamente não são sobre a criação de uma força de família no esporte. Contribuições e realizações concretas no final é o que vai justificar nossos papéis e nada mais".

Haya foi o primeiro dos filhos de Hussein chegar office high sports e provavelmente será a primeira a sair. Ela imposto um limite de dois mandatos presidentes FEI, e quando ela passos para baixo em 2014, 40, sua associação IOC serão perdidos.

"Eu acho que é que mais uma pessoa pode dar. Eu acho que vai ser bom para a FEI,"disse ela.

Urgência de Haya para resolver problemas - criação de um novo programa de anti-dopagem e agitam a algumas disciplinas equestres - criou tensão.

"Houve definitivamente uma série de situações muito volátil, onde eu acho,"seu pai foi um pacificador, lá tem que ser algo na sua caixa de tesouro de memórias que irá trabalhar aqui"," disse ela.

Sua Federação está a preparar para as Olimpíadas de Londres 2012, marcando o centenário do hipismo nos Jogos de Verão. Em 2000, Haya competiu em salto nos Jogos Olímpicos de Sydney e levado a bandeira da Jordânia na cerimônia de abertura.

"Londres é enorme para a FEI porque o esporte está vindo para casa, para um país mergulhado na história do nosso esporte," disse a Princesa, cujos antecessores como Presidente incluem marido Príncipe Philip e filha Princesa Anne da Rainha Elizabeth II.

Haya espera que reputação do pai pode ser escrita em tradições da Federação.

"Espero sinceramente que o seu nome vai continuar a lembrar a todos que trabalha para a FEI em gerações vindouras, o que lhes é exigido pelos seus membros," disse ela.