quarta-feira, 18 de maio de 2011

MISSÃO ECONOMICA DO GRAO DUCADO DE LUXEMURGO NO JAPÃO E CORÉIA DO SUL

Sua Alteza Real o Grão-Duque herdeiro preside um carácter económico delegação chefiado pelo Ministro da economia e comércio exterior, Jeannot Krecké, o Japão e a Coreia do Sul de 16 a 19 de Maio de 2011.

Japão
a natureza desta missão, planejado por um longo tempo, foi adaptada após o terremoto que ocorreu no Japão em 11 de Março de 2011 e o acidente nuclear na planta de Fukushima que se seguiram. A delegação de negócios, que acompanha a sua Alteza Real o Grão-Duque herdeiro e Ministro, foi reduzida e é composta por dez empresas de diferentes sectores da economia luxemburguesa. Foi a vontade do Ministro para manter seu compromisso com seus interlocutores das empresas japonesas para que esta visita é testemunha o empenho e a amizade do Luxemburgo, adaptando o âmbito da missão para a nova proporciona.

Em Tóquio, o primeiro passo desta missão económica de 17 a 17 de Maio, Jeannot Krecké foi para o Ministério da economia, comércio e indústria para uma entrevista com o deputado Tadahiro Matsushita, que liderou a sede para a coordenação da assistência de emergência na região atingida pelo tsunami e agora fornece a função de Secretário Geral da Comissão para organizar a reconstrução e o regresso dos desalojados na área em questão.

Os debates incidiram sobre o desastre de Fukushima sobre a economia japonesa e os efeitos do terremoto . Ministro Matsushita expressou sua gratidão pelo apoio substancial de Luxemburgo nos trágicos acontecimentos de 11 de Março de 2011. O governo japonês é muito otimista para a restauração da situação e um retorno dos desalojados até 2012 com muito generoso apoio internacional, mas também através de um esforço colectivo de todos os cidadãos japoneses. Assim, para evitar um "apagão", após a retirada da rede de algumas plantas de energia nuclear, o governo tem o objetivo de poupar electricidade de 15%. Ele também estabeleceu um programa de apoio a empresas na área de desastre e oferece a possibilidade de deslocalização para manter a Cadeia de abastecimento. Além disso, o Ministro Matsushita congratulou-se com apoio de Luxemburgo para a abertura de negociações sobre um acordo de livre intercâmbio entre a União Europeia e o Japão.

Uma das prioridades desta missão de estabelecer contactos directos com os dirigentes das empresas que são também ativos do Luxemburgo, sua Alteza Real o Grão-Duque herdeiro e Ministro Jeannot Krecké reuniu-se com os líderes da Rakutenempresa especializada em comércio eletrônico, fundada em 1997 e emprega hoje mais de 7000 pessoas no mundo.

Também foi realizada uma reunião de trabalho com ramificação yusen logística, que faz parte do grupo NYK. Este grupo é principalmente em carga marítima de transporte e ar. Ministro Jeannot Krecké apresentou as vantagens e o valor acrescentado da plataforma logística Luxemburgo como "Hinterland" das portas do mar do Norte.

Sua Alteza Real o Grão-Duque herdeiro e Ministro da economia e comércio exterior também visitaram Teijin, esta Luxemburgo desde 1991 com a empresa Dupont Teijin Films, primeiro produtor mundial poliéster filmes e ocupando aproximadamente 350 pessoas.

Ministro Jeannot Krecké e a delegação tinham a oportunidade de visitar o departamento de produtos de consumo Sony e reunir-se com o Vice-Presidente.

Sua Alteza Real o Grão-Duque herdeiro e Ministro da economia e do comércio participaram de um seminário para o qual foram convidados os investidores japoneses para apresentar os benefícios de uma atividade para o Luxemburgo.

Coréia do Sul
A 18 e 19 de Maio de 2011, a delegação viajará para Seul, onde sua Alteza Real o Grão-Duque herdeiro e Ministro Jeannot Krecké terá entrevistas a nível político, incluindo o Ministro da infra-estrutura, também encarregado de assuntos marítimos.

Eles vão para várias visitas a empresas activas no domínio das tecnologias da informação e comunicação e participarão no seminário organizado pelo Luxemburgo para o negócio de apresentar as características da economia luxemburguesa.