terça-feira, 17 de maio de 2011

VIAGENS HISTÓRICAS DA RAINHA DA INGLATERRA

Nesta terça-feira, a rainha Elizabeth II vai fazer uma viagem histórica à Irlanda: a convite da presidente irlandesa, Mary McAleese, ela será a primeira monarca britânica desde 1921, quando a Irlanda conquistou sua independência, a visitar o país. Conheça outras visitas importantes da rainha britânica.

Austrália e Nova Zelândia

Elizabeth II foi coroada rainha em 1953 e poucos tempo depois, perto da virada do ano de 1954, partiu em uma viagem de seis meses pelos países da Commonwealth (organização composta por 55 países com laços históricos com o Reino Unido) com seu marido, o príncipe Philip. Nessa série de visitas, a rainha se tornou a primeira monarca britânica a visitar as ex-colônias Austrália e a Nova Zelândia. Estima-se que três quartos da população australiana tenha acompanhado a rainha no país.

Mudança de planos

De todas as viagens oficiais que a rainha fez, apenas uma teve que ser interrompida repentinamente. Em 1974, enquanto viajava com o príncipe Philip pela Austrália e pela Indonésia, Elizabeth II teve que retornar para Londres depois que eleições gerais foram convocadas sem aviso no país. O marido de Elizabeth, também conhecido como duque de Edimburgo, continuou a viagem e a rainha reencontrou a comitiva real na Indonésia.

A mais viajada dos monarcas britânicos

Desde que se tornou a soberana da Coroa britânica, em 1952, a rainha Elizabeth II virou a monarca que mais viajou oficialmente em toda a História da realeza. Foram mais de 325 visitas oficiais fora do Reino Unido em seus 63 anos de reinado, o segundo maior da monarquia nacional.

Viagens inéditas

Como a rainha britânica que mais viajou da História, Elizabeth II também foi a primeira monarca do Reino Unido a visitar muitos países. Em 1986, ela foi a primeira soberana da Coroa britânica a pisar em solo chinês. O mesmo aconteceu na Rússia, um antigo inimigo inglês, em 1994, poucos anos depois do fim da União Soviética. Entre 1998 e 1999, outros três países tiveram a honra de ser visitados pela Sua Alteza pela primeira vez: Brunei, Malásia e Coreia do Sul.

Brasil

Em novembro de 1968, a rainha Elizabeth II veio ao Brasil pela primeira vez, a monarca foi a primeira também a visitar a América do Sul. Em solo tupiniquim por 12 dias, Elizabeth II participou da inauguração da nova sede do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e foi ao Maracanã, no Rio, para ver o Pelé jogar. A rainha ainda visitou Recife. A viagem foi parte do programa inglês de integração econômica com países latino-americanos.

África do Sul, pós-Apartheid

Foi à África do Sul a primeira viagem oficial de Elizabeth II em 1947, quando ainda era princesa. A visita, no entanto, não se repetiu por anos. A rainha era uma das críticas do regime do apartheid e chegou a declarar, na década de 1980, sua preocupação com o fato de a então primeira-ministra britânica Margareth Thatcher hesitar em aplicar sanções ao país, que na época vivia sob um regime segregador. Só em 1995, com o fim do apartheid, a rainha Elizabeth retornou à Africa do Sul em uma visita de Estado de seis dias.

Canadá

Em abril de 1982, a rainha fez uma nova visita importante, dessa vez ao Canadá. Em Ottawa, a monarca proclamou a Nova Constituição Canadense, que rompeu com os últimos vínculos legais entre Canadá e Reino Unido