domingo, 8 de janeiro de 2012

GENRO DO REI DA ESPANHA EH APONTADO COMO SUSPEITO DE POSSÍVEL ENVOLVIMENTO

O caso que coloca em suspeita o duque de Palma, marido de Cristina, uma das filhas do rei, foi capa de revistas e jornais espanhóis por semanas, e ganhou nova força nesta quinta-feira, quando o juíz José Castro da ilha mediterrânea de Mallorca, citou Urdangarín formalmente como suspeito em uma investigação criminal. Ele não foi formalmente acusado por nenhum crime até o momento.

O Tribunal Superior de Justiça das Baleares (TSJIB) confirmou em um comunicado que Urdangarín foi convocado para testemunhar em 6 de fevereiro em Palma, capital do arquipélago. O documento de uma página não especifica as alegações.

Mas a mídia espanhola diz que Urdangarin, 43 anos, é suspeito de ter participado de um esquema para se apoderar de fundos públicos, utilizando faturas falsas e infladas com orçamentos e serviços fictício, de falsificação e lavagem de dinheiro em paraísos fiscais.

Urgadangarín presidiu entre 2004 e 2007 o Instituo Nóos, fundação sem fins lucrativos de consultoria que presta serviços na área de esportes para governos regionais e empresas privadas, principalmente nas regiões de Valencia e Mallorca.

Entre os serviços estão assessorias para organização de eventos, patrocínios e relatórios. Ele é suspeito de ter usado a instituição para superfaturar vários desses serviços prestados para grandes empresas.

O caso sobre o Instituto Noos, que a polícia chamou de Operação Babel, começou depois da divulgação de suas atividades no sumário do caso Palma Arena. Essa investigação está instruída há anos pelo juiz Castro em torno de inúmeros casos de suposta corrupção detectados durante o governo das Baleares do ex-presidente desta região espanhola Jaume Matas.

O juiz Castro também chamou para prestar depoimento como o sócio de Urdangarín, Diego Torres, assim como outros membros do Instituto Noos.

Desde 2009, Urdangarín, a princesa e seus quatro filhos vivem em Washington D.C., onde o duque de Palma trabalha para a companhia de telecomunicações Telefônica.

O índice de desemprego na Espanha alcançou 22%, e sua economia permanece estagnada com montanhas de dívidas, o que torna o suposto caso de corrupção envolvendo um membro da família real pior para a monarquia espanhola