terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PRISÃO PARA CRÍTICO QUE ZOMBOU DO SULTÃO DE YOGYAKARTA

Crítico INDONESIO poderá enfrentar uma pena de prisão de quatro anos para brincadeira comparando o sultão de Yogyakarta para um macaco.

George Aditjondro, 65, foi acusado de difamação por parte da polícia na quinta-feira para comparar a família real a um "macaco viu", disse o porta-voz da polícia Anny Pudjiastuti.

"Nós encontramos fortes indícios de que ele cometeu difamação, e pode enfrentar quatro anos de prisão sob o código penal se for considerado culpado em tribunal", acrescentou.

Um grupo local que se autodenomina Yogyakarta Fórum entrou com um processo contra o Sr. Aditjondro no início de dezembro, depois que ele fez o comentário em um fórum público.

Sr. Aditjondro, ensinou na Austrália e viveu no exílio durante o regime do falecido ditador indonésio Suharto, estava comparando a família real a um animal zoo que não tem função, mas para divertir o público.

.

Yogyakarta, cerca de 400 quilômetros a sudeste de Jacarta, no centro da ilha de Java, é um dos últimos remanescentes da Indonésia sultanatos, onde o sultão também atua como governador da região especial.

É governado pelo sultão Hamengkubuwono X hereditária, que é de 65.

O presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono no ano passado criticou o sultanato, estimulando a região para começar a eleições livres para o governo