segunda-feira, 14 de abril de 2014

Bélgica: Xi Jinping visita pandas antes de reunião com Durão Barroso

 

 
O presidente da China, Xi Jinping, iniciou este domingo uma visita de três dias à Bélgica, a qual inclui uma reunião com o presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Durão Barroso. Esta é a primeira visita oficial em 27 anos de um Chefe de Estado chinês à Bélgica.
Xi Jinping e a primeira-dama chinesa, a cantora Peng Liyuan, foram recebidos em Bruxelas pelos monarcas belgas, o Rei Filipe e a Rainha Matilde. A receção no palácio real incluiu a condecoração do Presidente chinês pelo Rei Filipe com o Grande Cordão da Ordem de Leopoldo, uma distinção reservada pela monarquia belga a altas figuras nacionais e estrangeiras.
Este primeiro dia da visita ficou ainda marcado pela inauguração no zoo particular Pairi Daiza do pavilhão onde vão ficar hospedados durante 15 anos os dois pandas emprestados há um mês pela China à Bélgica. A cedência destes dois exemplares de uma espécie em vias de extinção, cujos nomes são Xing Hui e Hao Hao, surge ao abrigo da chamada “diplomacia panda”, uma tradição diplomática chinesa com raízes na dinastia Tang, no século IX.
A agenda do segundo dia da visita de Xi Jinping à Bélgica tem prevista esta segunda-feira uma escala na União Europeia, em Bruxelas, sendo esta também a primeira visita de um Chefe de Estado chinês ao quartel-general dos agora 28 em quatro décadas. Para lá da já referida reunião com Durão Barroso, o presidente chinês tem também encontro marcado com o belga Herman Van Rompuy, presidente do Parlamento Europeu.
As reuniões desta segunda-feira deverão ajudar a estreitar os laços comerciais entre a China e a União Europeia, sendo que os 28 representam o maior parceiro comercial de Pequim e, no sentido inverso, os chineses são apenas suplantados pelos Estados Unidos. O valor diário dos negócios entre a UE e a China é superior a mil milhões de euros, o dobro do verificado há cerca de 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário