segunda-feira, 14 de abril de 2014

Francisco é o quinto papa com que Rainha Elisabeth se encontra

 

 

Em sua rápida visita ao Vaticano, nesta quinta-feira (3), a Rainha Elisabeth II recebeu do Papa Francisco uma esfera em lápis-lazúli com uma cruz de prata para seu neto, a "alteza real o príncipe George de Cambridge", filho de Kate e do príncipe William. A informação foi revelada pelo Vaticano nesta quinta-feira (3), logo após a chegada da monarca britânica à sede da Igreja Católica.

O papa recebeu no início da tarde, por volta das 14h30, no horário local, a Rainha Elisabeth II e seu marido Philip. Na troca de presentes, o sumo pontífice recebeu uma cesta com produtos hortícolas das propriedades da monarquia britânica. É a primeira vez que a Rainha Elisabeth, chefe suprema da Igreja Anglicana, se encontra com o papa argentino, muito popular no Reino Unido.
Centenas de pessoas acompanharam com gritos de "viva a rainha", em diversas línguas, a passagem da comitiva real pela Via della Conciliazione, que leva até à praça de São Pedro. A Rainha Elisabeth II, de 87 anos, e seu marido Philip, de 92, fazem uma visita de apenas algumas horas a Roma. Depois da chegada ao aeroporto de Roma-Ciampino, a monarca foi recebida no Palácio Quirinale pelo presidente italiano, Giorgio Napolitano.
Encontro em sala simples
O encontro com o papa foi agendado para acontecer em uma sala ao lado da grande sala Paulo VI, sem a ostentação da decoração em ouro do palácio pontifício. A vontade dos dois líderes era de que "o encontro fosse algo informal e familiar", destacou o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi. A sala foi escolhida pelo "aspecto direto", explicou Lombardi alegando a facilidade de acesso.
O encontro entre o papa e a rainha deve ser breve, apesar de diversos assuntos que dividem católicos e anglicanos. A Igreja Anglicana, que tem mais de 80 milhões de fiéis em 165 países, se separou de Roma depois do divórcio do rei Henry VIII no século 16. Ela é dirigida pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, mas a rainha é a "líder suprema", mesmo sem ter nenhum poder sobre a estrutura religiosa.
Divergências entre as duas Igrejas
A tensão entre as duas Igrejas cresceu depois de 2009, quando muitos padres anglicanos passaram para o lado católico. Eles deixaram o anglicanismo em meio a críticas de que a Igreja tinha se tornado liberal demais em temas como casamento e homossexualidade. A ordenação de mulheres para o sacerdócio também é um assunto de divergência entre católicos e anglicanos. A Santa Sé é contra essa opção.
A entrada em vigor do casamento gay na Inglaterra também se tornou um assunto delicado nas relações entre o Vaticano e Londres. A Igreja Católica se opôs ao projeto de lei do governo conservador de David Cameron.
Ilhas Malvinas
Outro assunto polêmico que fica de fora do encontro é a questão das Ilhas Malvinas, chamadas de Falklands pelos ingleses. O papa argentino já se referiu no passado ao território como "nossas" ilhas. O embaixador britânico na Santa Sé indicou, antes da reunião, que o Vaticano manterá sua postura tradicional de neutralidade no assunto.
O Papa Francisco é o quinto pontífice com quem a Rainha Elisabeth II se reúne. No seu longo reinado, ela já foi duas vezes ao Vaticano, onde se encontrou com João XXIII, em 1961, e com João Paulo II, em 2000. Ainda como princesa, um ano antes de suceder seu pai George VI, ela tinha se encontrado com o Papa Pio XII, em 1951. Quando Bento 16 visitou a Escócia, em 2010, ele foi recebido pela Rainha Elisabeth II no palácio real de Holyroodhouse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário