terça-feira, 22 de abril de 2014

Dia Internacional dos Roma e Sinti. O compromisso da Ordem de Malta, na Europa do Leste

 

  Reconhecida em 1979 pela Organização das Nações Unidas, é comemorado hoje, 8 de abril, o Dia Internacional da Roma e Sinti. Entre 10 e 12 milhões na Europa, os ciganos são a maior minoria no velho continente, muitas vezes sem muito de um Estado-Membro de referência. Albânia, República Checa, Hungria, Roménia e Eslováquia: estes são os países onde a Ordem Soberana de Malta está empenhada em projetos em favor da minoria cigana enfrenta especialmente para facilitar a sua integração no tecido social, com um foco especial nas crianças.
Na Albânia e na República Checa, a Ordem de Malta oferece educação jurídica e programas de formação; sempre na Albânia, bem como na Hungria, no verão também organiza campos de férias para jovens ciganos. O serviço da Ordem de Malta, na Hungria também corre 33 áreas de lazer para crianças e jovens, incluindo muitos ciganos, que podem interagir jogar, praticar esportes, ler livros e realização de tarefas manuais. Um espaço de encontro para facilitar, portanto, a interação entre os membros da comunidade local.
O programa "Habitação e Integração Social" é dividido em vários acampamentos ciganos em solo húngaro e fornece soluções de habitação e de cursos de formação profissional. Na Roménia e na Eslováquia, os projetos da Ordem de Malta irá centrar-se na educação das crianças ciganas, em um esforço para conter a evasão escolar e projectos de apoio à pré-escolares colocados em situações muito precárias.
A Ordem Soberana de Malta participa também os pares europeus do projeto (programas eficazes para a Integração / Inclusão Activa dos ciganos na Europa do Sudeste), que inclui os estados e as organizações humanitárias, com o objetivo de desenvolver estratégias para a inclusão dos ciganos
O compromisso da Ordem para com a minoria cigana foi reforçada pela recente nomeação de um embaixador que tem a tarefa de promover e reforçar as actividades desenvolvidas pela Ordem de Malta em vários países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário