segunda-feira, 14 de abril de 2014

Dinamarca é o país mais pacífico do mundo

 
Embora pareça que o mundo está mais violento, viver em paz é algo cada vez mais buscado e quantificado. Desde 2007, anualmente, o IEP (Institute for Economics and Peace) divulga um índice global da paz (Global Peace Index), uma medida das nações baseada em índices externos e internos. Conheça os dez países mais pacíficos do mundo listados na última relação:
1) Dinamarca. Com uma área de 43.094 km² e uma população estimada em quase 6 milhões de habitantes, o país é uma monarquia constitucional. Já foi considerada a nação com menor índice de desigualdade social e também tem o melhor clima de negócios, segundo a  "Forbes".

2) Noruega. Anteriormente no topo da lista, o país mantém o modelo social baseado na saúde, no ensino superior subsidiado e em um regime de previdência social. Em 2009, foi classificado pela ONU como o melhor país do mundo para se viver.

3) Singapura. Cidade-Estado localizado no sul da Península Malaia, no Sudeste Asiático, o país é  constituído por 63 ilhas. Cerca de 5 milhões de pessoas vivem em Singapura, dos quais 2,91 milhões nasceram por lá e os demais são chineses, malaios e indianos.

4) Eslovênia. Com pouco mais de 2 milhões de habitantes, este país encravado entre Europa e Ásia só se tornou independente em 1991, e adotou o Euro em 2007. Possui o 21º maior Índice de Desenvolvimento Humano, segundo a ONU.

5) Suécia. Localizado no extremo norte da Europa, tem um nível baixíssimo de roubos por ano  (9.000), apesar de ser  grande exportadora de armas. Ocupa o quarto lugar do mundo no Índice de Democracia, segundo a revista "The Economist".

6) Islândia. Tem uma pequeno população estimada em 320 mil habitantes, em uma área de 103 mil km². Sua capital e maior cidade é Reiquiavique. Já figurou entre os países mais desenvolvidos do mundo na lista da ONU, mas uma recente contração econômica o fez perder posições na lista.

7) Bélgica. Sua localização no coração de uma região industrializada ajudou a torná-la a 15ª maior nação comercial do mundo. Anteriormente, o país já havia se destacado como participante da evolução Industrial, no final do século XIX, quando também possuía colônias na África.

8) República Checa. Ganhou sua independência do bloco soviético em 1989. Após a divisão da Tchecoslováquia, tornou-se uma economia capitalista. Em 2009, o Índice de Desenvolvimento Humano classificou o local como um país de "Desenvolvimento Humano Muito Elevado".

9) Suíça. Zurique e Genebra, as principais cidades, sempre aparecem nas listas de melhores locais para se viver. A Suíça tem uma longa história de neutralidade, não participando de nenhuma guerra internacional desde 1815.

10) Japão.  Tem a terceira maior economia do mundo. Desde a Segunda Guerra Mundial, registra poucos conflitos internos e e baixa criminalidade. Além disso,  mantém relações cordiais com quase todos os países da Ásia e mesmo em outras regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário