sexta-feira, 4 de março de 2011

COROAÇÃO QUE AGITOU O EXTREMO ORIENTE

A coroação" de um regente novo para o Sultanato de Sulu e o estabelecimento de um "governo provisório" para partes do oeste Malásia e Filipinas sudoeste supostamente está causando um rebuliço na Malásia.

Fontes diplomáticas disseram o inquiridor que o departamento de estrangeiros (DFA) estava esperando um inquérito da Embaixada da Malásia sobre a identidade de Datu Mohammad Akjan bin Muhammad Ali Datu, que supostamente foi coroado o sultão de Sulu e Sabah em 2 de fevereiro em Kampung LikasKota Kinabalu.

"Na verdade, nós temos ouvido que houve consultas informais por agentes de Kuala Lumpur e o governo do Estado de Sabah sobre a identidade da Akjan.

Eles querem saber se seus partidários vêm das Filipinas,"disse o funcionário DFA, que falou sob condição de anônimato, porque ele não estava autorizado a falar sobre o assunto.

Ao contrário de outros pretendentes ao Sultanato, Akjan afirma ser um cidadão da Malásia. Ele recentemente demitiu-se como um membro do partido no poder Unidos Malays organização nacional. Ele é dito ser um homem de negócios envolvido na construção, transporte e distribuição de óleo do motor.

"Esta é uma situação única, porque ele vai ser o requerente só da Malásia. No entanto, há uma probabilidade de que ele tem cidadania da Malásia e das Filipinas,"acrescentou a fonte.

O "primeiro-ministro" do "governo provisório," Datu Albi Ahmad Julkarnain, emitida uma declaração dizendo que o Akjan tornou-se sultão 33o do Sulu após seu juramento de 60 testemunhas, incluindo "altos funcionários" do Sultanato. Entre os funcionários eram dois "adjunto assistente primeiros-ministros" — uma para Tawi-Tawi e o outro para a Malásia Ocidental.

Akjan foi citado como dizendo em seu discurso de aceitação que iria restaurar a independência do Sultanato e retornar o controle dos seus recursos naturais para seus habitantes.

Alibi, por seu turno, exigiu que os governos "estrangeiros" de retirar dos territórios reivindicados do Sultunato, que incluem Sulu, Sabah, Basilan, Tawi-Tawi, a Península de Zamboanga, Palawan e o Spratlys.

Ele também foi citado como dizendo que ele foi "Preparando documentos legais para ser arquivado com as Nações Unidas."