sábado, 19 de março de 2011

PAPA ENATECEU FORÇA DO POVO JAPONÊS

Após a oração mariana do Angelus, o Papa recordou as vítimas do terremoto de 8,9 graus na escala Richter e do tsnunami que assolaram o Japão, na última sexta-feira.

Bento XVI fez o seguinte apelo: "Queridos irmãos e irmãs, as imagens do trágico terremoto e do conseqüente tsunami no Japão nos deixaram todos fortemente impressionados. Desejo renovar minha proximidade espiritual às queridas populações desse país, que com dignidade e coragem enfrentam as conseqüências de tais calamidades. Rezo pelas vítimas e seus familiares, e por todos aqueles que sofrem por causa desses terríveis eventos. Encorajo todos aqueles que com prontidão, estão trabalhando para levar ajuda. Permaneçamos unidos na oração. O Senhor está conosco!"

Segundo as autoridades japonesas o número de mortos poderá ultrapassar dez mil. O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, frisou neste domingo que o país vive sua pior crise desde o fim da II Guerra Mundial.

Kan sublinhou que a situação na usina nuclear de Fukushima, a 250 quilômetros de Tóquio, ainda é muito grave. Neste sábado, a instalação que abrigava um dos reatores da usina explodiu após uma falha no sistema de resfriamento e agora, outro reator corre o mesmo risco.