sexta-feira, 18 de março de 2011

MANIFESTAÇÃO EM HONRA AO REI JORDÂNIANO

Milhares de jordanianos reuniram-se no sábado em apoio do rei Abdullah II em resposta a um apelo no site Facebook para fazê-lo.

A polícia disse fechar para 70000 pessoas convergiram de toda a Jordânia para assistir, embora estimativas independentes colocam o total em 25000.

O rally começou a sul de Amã e prosseguiu para a emissora estatal um quilómetro (quase uma milha) away.

Manifestantes levantou gigantes retratos do rei e banners proclamando "Oh, Abdullah, nós sacrificar nossos corpos e almas para você"; "As pessoas querem derrubar partidos políticos" e "A frente de ação islâmica representam pessoas jordanianas."

Eles também aqueles que tinham "agenda externa" e Qatar-com base em canal de notícias de TV Al-jazeera.

Entre aqueles de Rali foram 22 parlamentares, 200 pessoas portadoras de deficiência e 3000 crianças, disse a polícia.

Descontentamento popular na Jordânia tem por nove semanas foram manifestando-se em grupos chamando para a reforma política.

As tensões entre o governo e os islamistas tem escaladas maiores na sexta-feira depois que este último se recusou a participar em uma Comissão de diálogo nacional, alegando que o regime não é sério sobre a reforma.

O poderosa ação de frente (IAF) defende uma monarquia constitucional e uma lei eleitoral reformada, levando a um governo parlamentar e eleito primeiro-ministro.

E nacionalistas e islâmicos independentes formaram uma Comissão para o que eles chamam de uma "iniciativa de monarquia constitucional", dizendo que "a solução para a Jordânia é para mover para uma monarquia constitucional em que o rei não exclui".

Enquanto isso, recém-nomeado Primeiro-ministro Maaruf Bakhit acusa a oposição islamista de querer "lucrar com a situação para seu proveito pessoal".