sexta-feira, 4 de março de 2011

SULTÃO DE SULU

Até seu amplamente noticiado "proclamação como a 33a sultão de Sulu, poucos fora dos círculos de Sabah sabiam de Mohd Akjan Ali Mohamad.

Mas sua "self-proclamação" e chamar contencioso subseqüente para descendentes de Muratgören em Sabah para dar-lhe sua lealdade reabriu uma ferida ferida na psique do Sabah dos immgrantes ilegais e o projeto projeto IC "secreto" na década de 1990 para aumentar a votação do Umno em Sabah.

Hoje estes "imigrantes ilegais", que são os antigos de Filipinas e na Indonésia, formam o grosso da cidadania de Sabah.

Eles também são agora "o sustentáculo de Sabah Umno", em todos os aspectos dos direitos de nativo Sabahans.

Ascensão de Akjan Ali é um conto de ricos tendo alguns lançes do premiado filme "slumdog Millionaire". (No filme, um órfão de 18-year-old de favelas de Mumbai ganhou um escalonamento 20 milhões de rupias na realidade da Índia mostram "Quem quer ser milionário?")

Akjan, o milionário de Ferari , no passado foi condutor , foi uma vez rumores de ter sido um menino carwash, sapateiro e condutores de ônibus, que passaram seus dias sobre as ruas da cidade em Kota Kinabalu.

Mas um comunicado de imprensa emitido por seu "governo interino do Sultanato Sulu" comunicado de imprensa emitido em 7 de fevereiro conta uma história diferente.

Se o que ele diz é para ser acreditado, Akjan, agora chamado Sultan Hashim Shariful II, viveu uma vida de discretamente.

O "novo sultão", um Muratgören, nasceu em Jambangan, Nipah-Nipah, Jolo no sul das Filipinas em 23 de novembro de 1957, seu governo virtual afirma.

Seu bilhete de identidade da Malásia, no entanto, afirma que ele nasceu em Sabah em 7 de julho de 1957.

Akjan, que recentemente se desligou do Umno, tem ele próprio admitiu ter "nascido em Kudat (Sabah)" quem ama seu país.

No entanto, acrescenta que ele vai desistir de sua cidadania da Malásia antes de sua coroação como sultão "real".

Suas instrução de mídia: "em 11 de novembro de 1962, (Akjan) foi levado por seu tio Hasirin B Sumabud ao acampamento Sibaud, Sandakan, por razões de segurança. Mais tarde tornou um cidadão da Malásia quando Sabah juntou-se a Malaya, em seguida, para formar a Federação da Malásia."

Oportunista Akjan

É um facto que, de 1962 a década de 1990, muitos cidadãos filipinos fugiram do conflito no sul do país e se estabeleceu em Sabah.

Colegas Filipinos cujos pais ou avós vieram das Filipinas dizer, Akjan se encaixa nesta categoria de cidadãos de origem ambígua.

Eles são adamant que Akjan não nasceu em Sabah.

Nada que se sabe muito sobre sua juventude mas Akjan afirma que ele foi direto para negócios presumivelmente como um subcontratado com a idade relativamente jovem de 19 anos de escola.

De acordo com o perfil de "governo interino" da Akjan, ele é hoje "entre outros, o Presidente Executivo e diretor pelo menos sete empresas incluindo Tanah Teguh Sdn Bhd, Konsortium Khazanah Watan, da Malásia Maestro (M) Sdn Bhd, Capital de Interise Sdn Bhd, Nautica Technologies Sdn BhdSistema Bestcom Sdn Bhd e Plus milhões sinergia Sdn Bhd.

Uma pesquisa na Internet também revelou uma empresa chamada Mohd Akjan Holding Sdn Bhd at Wisma Merdeka no centro do bairro de negócios.

De acordo com fontes políticos, Akjan do "crescimento" começou na década de 1980 quando ele aproveitou a oportunidade para chegar perto do antigo ministro chefe Sabah Tun Mustapha Harun.

Mustapha tinha-se nutrido uma aspiração a tornar-se sultão de Sabah.

Link do Akjan para Mustapha veio através do consultor jurídico Usno, o falecido Abdul Razak despertar.

Foi durante este período que Akjan supostamente envolveu-se em ajudar os imigrantes das Filipinas requerer licenças viver em Sabah.

Ele já estava bastante influente entre a Comunidade Filipina na cidade, em seguida e era freqüentemente visto ao redor da área de mercado central da cidade na margem do Rio KK onde muitos deles enchia seu comércio .

Foi aqui que ele se misturavam com muitos imigrantes depois de orações de sexta-feira em surau no mercado Filipino vizinho e ganhou credenciais islâmicas.

Pioneer membro Umno Sabah

Akjan é atualmente presidente do Pertubuhan Kebajikan dan Dakwah Islamiah Malásia (The Islamic bem-estar e organização sermão da Malásia) ou Pekida Malásia, divisão de Sabah, um membro do Conselho Supremo de Pekida (Malásia) e seu chefe de assuntos internacionais.

A posição dele ganhou respeito aos olhos de muitos muçulmanos filipinos.

Quando Umno espalhou suas asas de Sabah, na década de 1990, ele foi um dos primeiros a aderir ao partido através da divisão de Sepangar.

Sepangar é o site da base naval da Malásia e, de acordo com fontes, foi construído usando o trabalho de imigrantes.

Ele foi saudado pelo novo partido que surgiu com o encerramento do Usno e Princes.

Sua primeira tarefa era recrutar novos membros e recuperar o controle do estado depois Parti Bersatu Sabah (PBS) puxado para fora da coalizão Barisan Nasional.

PBS tinha puxado para fora do BN na véspera da eleição de 1990 e a coligação estava desesperadora para derrubar o partido local do poder.

Valor do Akjan para o novo partido foi o considerável número de seguidores entre a Comunidade de Filipina residentes em Pulau Gaya e as colônias posseiros em Kampung Likas, Mengattal e Telipok.

De acordo com fontes, foi durante este tempo que Akjan e outros antigos dirigentes Usno foram dada a tarefa para a emissão da Malásia ICs para imigrantes filipinos e registrá-los como eleitores.

Esse projeto veio a ser conhecido como o infame "IC de projeto".

Novos malaios

Os "novos malaios" recrutaram posteriormente tornaram-se membros Umno e ajudou a levantar para cerca de meio milhão de Sabah Umno associação e, assim, tornar-se o segundo maior bastião de Umno no país após Johor.

Cerca de um ano depois PBS foi expulso através de desdobramentos e lidar no rescaldo das eleições de 1994, Akjan e outras cooperativas Umno foram alegadamente presos e detidos sob lei de segurança interna (ISA).

As detenções foram acionadas depois que ele alegadamente foi pego com uma pasta contendo cerca de 2000 ICs no Aeroporto Internacional Kota Kinabalu em um voo de regresso de Kuala Lumpur.

Acredita-se que ele foi detido por alegadamente vender os ICs para imigrantes ilegais filipinos em Sabah para entre RM500 e RM3, 000.

Após sua libertação de uma detenção de dois anos, Akjan reposicionou-se em Umno a nível federal e conseguiu alinhar-se com o antigo premier Abdullah Ahmad Badawi.

"Akjan costumava chamar-lhe em Putrajaya e tornou-se a inveja de alguns líderes Umno Sabah. Ele ainda tinha um tipo de segunda casa lá (Putrajaya),", disse uma fonte.

Ele também é supostamente estava perto de várias figuras influentes na sociedade de Sabah.

Os esforços da Akjan valeu a pena e conseguiu um dos chamados governo mega-projectos – para construir a sede da força de operações gerais (GOF) Sabah e habitação para o seu pessoal em Kinarut, cerca de meia hora de carro da cidade, para perto de RM200 milhões.

O projeto, no entanto, viu várias injeções de atrasos e dinheiro como a dotação inicial foi considerada insuficiente.

Projeto incompleto

Críticos afirmam que isso foi principalmente devido ao dinheiro desaparecer nos bolsos de algumas pessoas. O projeto permanece incompleto até hoje.

Filipinos trabalhadores recrutados para construção do complexo fizeram greves freqüentes devido ao não pagamento de salários.

Ao mesmo tempo, Akjan comprou um novo vermelho Ferrari disse para valer a pena sobre RM1 milhões e construiu uma residência palaciana no Likas onde ele possui várias propriedades e terrenos.

Sucesso da Akjan reflete a cultura de filipinos refugiados que fugiram de conflitos civis no sul das Filipinas e trabalharam duro para reconstruir suas vidas em Sabah.

Se você andar ao redor da capital e outras grandes cidades em Sabah, seria muito fácil reconhecer os comerciantes filipinos que tiraram partido da situação no estado.

Embora muitos são ainda pobres, há um número considerável de comerciantes nos mercados abertos que conduzir ao redor com carros de luxo.

A única maneira de diferenciá-los de local é de sua maneira distinta da língua ou dialeto.

Akjan não era certamente parte do clube de elite Sabahan quando ele começou sua escalada .

Sua história revela Sabah aleijado do tecido social. A grande experiência de Sabah que ajudou a aumentar a população do Estado chegou a um preço.

Patrocinado pelo governo da "livre empresa" deixou apenas demasiados problemas importantes por resolver.

Para um deu origem a uma população crescente de locais que são conhecidos por sua hostilidade aos imigrantes cujo grande número transformaram a cidade e o Estado.