sexta-feira, 4 de março de 2011

REFORMULAÇÃO DE MINISTRO DE OMÃ

O sultão Qaboos bin Said de Omã reformulOU O seu gabinete no sábado, alterando seis ministros em "o interesse do público," uma semana depois de um protesto rarO chamando para a reforma política.

As alterações de gabinete veio como 500 manifestantes exigindo democracia e tráfego bloqueado e quebraram as luzes da rua na maior cidade industrial Sohar. Protestos são raros em Omã, um pequeno país do Golfo, onde os partidos políticos são proibidos.

A Agência de notícias estado ONA disse que Qaboos emitiu um decreto nomeando Mohammed bin Nasser al-khasibi como comércio e Ministro da indústria, Hamoud bin Faisal al-Bousaidi como Ministro da função pública e Madiha bint Ahmed bin Nasser como Ministro da educação.

Sheikh Mohammed bin abdullah al-harthy, o Ministro da função pública saída, foi nomeado para dirigir o Ministério do meio ambiente do Estado do Golfo Árabe, enquanto bin Maqboul bin Ali Sultan será o novo Ministro dos transportes, disse a Agência.

O Decreto do governador também chamado mohsen bin Mohammed al-Sheikh como Ministro de turismo e disse que a remodelação foi realizada no "interesse do público," sem elaboração.

A remodelação não efeito long-serving Ministros, embora dois ministérios de turismo e educação foram liderados por novos valores.

Países do Golfo Árabe intensificaram-se medidas para apaziguar as suas populações após agitação popular que derrubou os dirigentes da Tunísia e Egito.

No Sohar, manifestantes bloquearam carros e compradores em um shopping na cidade de exigir que se eleito um órgão consultivo do Estado do Golfo Árabe para dar poderes legislativos, as testemunhas disseram.

Os manifestantes gritavam: "Queremos Ministros não corruptos "! "Queremos que o Conselho Shura tenha poderes legislativos"! "Queremos empregos!" e "Queremos democracia"!

"Ele vem acontecendo por horas agora. Eles estão agora no tráfego de rua bloqueiando a rotunda do globo,"disse Mohammed sumri, um residente. A polícia não intervieram, disse residentes.

O Conselho Shura, cujos 84 membros são eleitos pelos eleitores nos 61 distritos , é apenas consultivo e não tem poderes legislativos.

Na semana passada, cerca de 300 pessoas exigiam reformas políticas e melhor remuneração em um protesto pacífico na capital, Muscat viu agitação em outros países do Oriente Médio e África do Norte .

Em meados de fevereiro, o Sultanato aumentou o salário para os trabalhadores nacionais do sector privado em 43% para US $520 por mês.

Não há nenhuma taxa de desemprego oficial, mas uma CIA estimar a partir de 2004 colocou a taxa, em seguida, em cerca de 15 por cento.