sexta-feira, 4 de março de 2011

NOVO NEGOCIADOR BELGA

O monarca belga designou um novo negociador para liderar os esforços para desbloquear o impasse político na Bélgica. Como esperado é Wouter Beke, o líder democrata cristão Flamengo.

Um comunicado do palácio real na quarta-feira anunciou que o Rei Alberto pediu Beke para preparar um novo pacote de reformas do Estado.

A nomeação segue um dia de especulação. Na terça-feira o antigo líder liberal Francophono, Didier Reynders, entregou o Rei Alberto uma sequência de relatório final de uma missão de um mês tendente a descobrir se as partes estavam dispostas a negociar um acordo sobre as reformas do Estado. Senhor Reynders concluiu que a vontade política estava presente, embora ele não identificou as partes que iria participar neste processo.

Na tarde de quarta-feira, 276 dias após as eleições de Junho último, Wouter Beke foi convidado para o palácio. Ele ficou por quase uma hora e saiu com o trabalho de negociação de um acordo. Senhor Beke tem a tarefa de elaborar um acordo sobre as reformas do Estado. Como foi o caso do senhor Reynders, sua breve parece limitar-se ao processo de devolução. Ele não foi solicitado para formar um governo ou negociar um acordo de governo.

Para muitos agora os Democratas-Cristãos flamengos do senhor Beke têm sido relutantes em assumir a liderança em encontrar uma saída para o impasse político. Eles perderam fortemente nas eleições de Junho. Nas últimas semanas tem havido um crescente consenso que foi agora a vez dos Democratas-Cristãos flamengos.

Comentaristas políticos sugerem que a missão do antecessor do senhor Beke, Didier Reynders, produziu alguns resultados. Wouter Beke é o sétimo político para receber uma tarefa real após eleições do ano passado.



Em uma entrevista coletiva no Senado na quarta-feira Senhor Beke Note-se que, desde a eleição seu partido CD & v tinha sublinhou a necessidade de socialistas francófonos e flamengos nacionalistas de formar um novo gabinete tendo como a espinha dorsal do novo governo. Ele disse que deveria executar sua tarefa com os líderes dessas duas partes como parceiros privilegiados.

Senhor Beke repetidamente usou a palavra "responsabilidade". "O CD & v agiu com grande responsabilidade por meses. Podemos ter colaborado com as conversações de reforma do Estado, de forma responsável e tomaram também as nossas responsabilidades na administração de saída. o rei Albert agora me deu uma missão extra."

"Espero que todas as nove partes irão adoptar uma abordagem construtiva. Eu estou pedindo discrição, confiança e uma abordagem responsável. Espera-se que um Formateur, que pode chegar a um acordo definitivo e forma um novo governo, pode suceder me."