sexta-feira, 1 de abril de 2011

AIR FRANCE VOA DE NOVO AO CAMBOJA

Um vôo da Air France inaugural desembarcou no Camboja, na quinta-feira, marcando a reabertura de uma rota fechada há 37 anos atrás, com bombas caindo sobre a capital e o Khmer Vermelho preparado para tomar o poder.

A companhia aérea, que começou a voar para Phnom Penh em 1947 quando o Camboja ainda era uma colônia francesa, é a primeira transportadora Européia a voar para um país que no ano passado foi visitado por mais de dois milhões de turistas.

O último vôo da Air France deixou Phnom Penh em Junho de 1974, poucos meses antes do Khmer Vermelho fechado as fronteiras e lançou uma revolução radical que mergulhou o país um dos piores horrores do século XX.


Princesa Sylvia Sisowath, um primo de cambojano antigo Rei Norodom Sihanouk, disse que ela se lembra se apressando para chegar ao terminal de passageiros com bombas chovendo nas proximidades .

"Tivemos a embarcar rapidamente porque lá havia bombardeios ao redor da cidade, mas não sobre o aeroporto", ela disse acrescentando que foi "muito feliz" para ver o avião retornar ao seu país.

O Khmer Vermelho esvaziou as cidades e suprimiu dinheiro e escolas em uma tentativa de criar uma utopia agrária.

Até dois milhões de pessoas morreram de excesso de trabalho, fome ou execução sob o regime de 1975-1979.

O CEO Pierre-Henri Gourgeon disse que a retomada dos vôos de Paris para o país do Sudeste Asiático foi parte da estratégia de crescimento da companhia aérea, mas também foi significativa, uma perspectiva histórica.

Gourgeon "É realmente emocional", disse a repórteres no Aeroporto Internacional de Phnom Penh onde Air France Flight 274 de Paris foi dado um tapete vermelho boas-vindas.

Como o Airbus a340, que transportou alguns 275 passageiros incluindo Ministro de transportes francês Thierry Mariani, ele passou um arco de água criado por dois motores de fogo, uma tradicional boas-vindas para uma viagem.

A companhia aérea vai operar três serviços por semana entre Paris-Charles de gaulle e Phnom Penh, com uma breve escala em Bangkok.